Crer e Pensar

Lições de Fé com Abraão: peregrinando no deserto Lições de Fé com Abraão: peregrinando no deserto

4 Lições de Fé para aprender com Abraão


6 minutos para ler

Certamente você já ouviu falar de Abraão. Chamado de o Pai da Fé, Abraão é uma das figuras mais relevantes de toda a Bíblia.

Mas talvez não saiba, ou nunca tenha parado para pensar, que sua vida tem (e muito!) a nos ensinar.

Por isso neste post contaremos um pouco da sua história e 4 aspectos de sua trajetória que podem nos ajudar a crescer na fé. 

Vem com a gente!

Quem foi Abraão?

Abraão foi um grande personagem bíblico, reconhecido pela sua fé e obediência a Deus.

Foi justificado por Deus pela fé, que resultou em obediência e provas de amor.

Sua jornada, relatada em Gênesis, começou quando o Senhor lhe disse “saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que Eu lhe mostrarei” (Gn 12:1). Nesse momento o profeta tinha 75 anos e se chamava Abrão. 

Ele creu, e isso lhe foi imputado como justiça (Gn 15:6). Pela fé, Abrão deixou a terra da sua parentela e confiou em Deus.

De Harã, Abrão partiu com toda sua família à terra de Canaã. No caminho ao Egito enfrentou fome e perigo de morte, mas depois pôde se estabelecer na planície de Hebrom. 

O Senhor mudou seu nome para Abraão, que significa “pai de muitos”, e lhe prometeu que seus descendentes seriam incontáveis como as estrelas.

Por meio dele, seriam abençoadas todas as nações da Terra. Por meio de sua descendência viria o Messias, Jesus Cristo.

Abraão, entretanto, teve pressa. Ele e sua esposa Sara, não podiam ter filhos por já estarem muito idosos. 

A pedido de Sara, ele teve um filho com Agar sua serva, chamado Ismael. Porém, esse não era o filho da promessa. Abraão tentou apressar os planos de Deus, dando o seu próprio jeito.

O resultado foi uma grande desavença entre a serva e a sua esposa (Gn 16). 

Porém, quando Abraão já tinha 100 anos sua esposa Sara concebeu Isaque, o filho da Promessa e antecedente dos judeus. 

De Isaque, vem Jacó (Israel), pai das 12 Tribos de Israel. Assim começa a história do povo escolhido por Deus. Tudo começou pelo chamado do patriarca da nação, Abraão.

Vamos conhecer então as 4 lições que a história do Pai da Fé nos ensina.

1. Deus não tem pressa 

O tempo de Deus é perfeito. Por mais que esperar que algo de Deus possa ser angustiante, o chamado Dele para nossas vidas é bom e agradável de cumprir. 

Desde a promessa do Senhor, Sara esperou 40 anos até que Isaque nascesse!

Às vezes no nosso coração vem aquela tristeza e angústia por esperar o tempo ideal e acabamos tomando atitudes que desagradam a Deus. 

Então, o que devemos fazer enquanto isso?  Orar e criar intimidade com o Senhor!

A Oração nos conforta e cessa a ansiedade durante a espera (Fp 4.6-7). Por isso não tenha pressa, o tempo de Deus é maravilhoso e a resposta das suas orações chegará quando menos esperar. 

2. O Senhor recompensa a nossa obediência

Como é contado em Gênesis (cap 22) Abraão entregaria seu filho Isaque como sacrifício a Deus, mas o Anjo do Senhor apareceu no momento exato do sacrifício. 

Então, Ele contou que Abraão fora aprovado por Deus por amá-Lo e temê-Lo verdadeiramente

“Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.” (Gn 22:12).

“Levante o menino e tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo.” (Gn 21:18)

Demonstre a Deus seu verdadeiro amor conhecendo bem a sua palavra e busque praticar conforme a vontade de senhor. 

Como vimos, a fé de Abraão refletiu em obras de confiança e obediência a Deus. Quando confiamos nEle, conseguimos obedecê-lo e geramos frutos agradáveis ao Senhor.

3. Deus nunca se esquece de você 

Deus confortou Agar e Ismael quando foram expulsos ao deserto por Abraão (Gn 16). Em seu momento de Solitude no deserto, Agar encontrou o favor de Deus.

O Senhor tomou posse de Ismael dando-lhe o que beber através da fonte no deserto e o criou até se tornar um grande flecheiro. 

A Palavra de Deus nos revela que Jesus é a verdadeira fonte de águas vivas (Jo 7:37-43).

Busque essa fonte de água , tenha sede de conhecer a Palavra, se entregue nos braços do Pai e permita-se ser “criado” por Ele, assim como Ismael.

“Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.” (Gn 17:7)

4. O Senhor cumpre o que promete 

Deus deu a Abraão uma grande nação de descendentes, a Terra Prometida de Canaã e o filho prometido chamado Isaque . 

Tudo que Deus promete a você se cumprirá! E é isso que capacita você a se tornar obediente, temente e capaz demonstrar amor verdadeiro pelo pai.

Isaque era o filho da promessa e Abraão o sacrificaria, pois tinha certeza que Deus cumpriria a sua promessa.

Ele sabia que Deus era poderoso para ressuscitar Isaque dos mortos (Hb 11:19) e cumpriria sua promessa mesmo com o sacrifício. 

Portanto, descansar e confiar nas promessas de Deus nos capacita a obedecê-Lo mesmo nas situações mais adversas.

A caminhada com Deus passa por momentos difíceis, mas o Senhor nunca deixa de cuidar de nós quando atravessamos um deserto!

Gostou do texto? Compartilhe com a gente outras lições que a vida de Abraão trouxeram para a sua fé!

*Não deixe de seguir o Luzeiro no Instagram!

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Posts relacionados

56 Comentários em “4 Lições de Fé para aprender com Abraão

      1. Muito bom maravilhoso este testo estou muito feliz poder estar estudando está pala que devemos ter obediência temente a Deus esperar em Deus

    1. O texto e munto bom eu estou aqui agora apouco estudando a lição dos jovens e o título e o pai da fé agente deve ser como Abraão o homem obediente fiel e temente a deus,. Amém o glória. ❤️🤗🤩😍😘✨🌟⭐🙌👌💋💖

  1. Não concordo em dizer que Abraão é pai da fé, Cristo é o autor e consumidor da fé impossibilitando Abraão de ser o pai da mesma.

    Ele é o pai dos que creem, nosso pai NA fé e não pai da fé.

    1. Ora, não foi Abraão, nosso pai NA fé, justificado por obras, quando ofereceu seu próprio filho Isaque sobre o altar?

    1. Muito bom! A trajetória de Abraão Deus é verdadeiramente fiel sempre só basta crê e confia em Deus sempre 😘

  2. Gostei muito do texto. Realmente a fé de Abraão nos inspira até os dias de hoje, tendo marcado a vida de hebreus e cristãos por gerações. Parabéns à autora, uma jovem estudante que encontra tempo para ensinar a Palavra de Deus. Que Deus abençoe sempre e que esse dom sempre seja usado para a glória do Pai.

    1. Bom dia, eu acredito que foi pelo fato de que se Ismael ficasse ele poderia Fazer mal a Isaque, assim como Cain fez a Abel, além do mais Deus guardou e abençoou Ismael, assim como Abraão precisava sair do meio de sua parentela para ser abençoado por Deus Ismael precisava sair para que ele fosse abençoado tbm, isso é o que acredito.

    2. DEUS tem segredos guardados, que só podem ser revelados aos que o teme; este foi o caso de Ismael, Deus tinha grandes propósitos para a vida de Ismael; como tem para você e quantos tem temor. (Sal.25.14). Parabéns pela coragem de perguntar!

  3. O texto foi bem explicado, com simplicidade e ao mesmo tempo transmitindo segurança e paz.
    Obs. da promessa ao nascimento de Isaque foram 25 anos, não 40…
    sei que e um erro de digitação.
    Parabéns pelo texto.

  4. Muito bom, exatamente o material que eu precisava.
    O mundo quer um milagre…uma revelação uma cura por dia tod dia, vejo igrejas onde homens que se dizem profetas passam o tempo todo dizendo que Deus vai derramar vitoria e riquezas mas o Deu sverdadeiro é um Deus ao tempo dele na hora dele e pelos exemplos da bíblia não é toda hora todo dia não, um favor de Deus leva tempo e exige paciência e mesmo tendo o não de Deus….Ele continua sendo Deus, ele continua sendo bom.

  5. Não entendi. Se Jesus foi concebido pelo Espírito Santo então ele não é da descendência de Abraão (“Por meio dele, seriam abençoadas todas as nações da Terra. Por meio de sua descendência viria o Messias, Jesus Cristo.”) ele é da descendência divina.

    1. A biblia diz q Jesus é da descendencia do rei Davi tambem…
      De qualquer forma é só entender como um modo figurativo.
      Até pq Deus que criou todas as coisas, tudo existe por causa dEle, e nao Ele existe por causa das pessoas(descendência)

    2. Jesus, por obra e graça do Espirito Santo, foi gerado como Divino; e como Maria foi a virgem, profetizada, foi usada como corpo para JESUS. Como está escrito: corpo me fizeste; isso: explica o porquê Ele JESUS E absolutamente humano e Divino.

  6. Amei o estudo!! Foi de muito aprendizado!!!
    Parabéns!! Que Deus te abençoe!!
    Me ajudou bastante para a mimha pregação!!!!

  7. Eu Creio que Deus sempre foi Maravilhoso ,porém ele vai Julgar todos por isso ele quer ver nossas Obras aqui na terra. Edson Silvério

  8. Eu creio que na vida também e assim existem parentes ou amigos que sentavam-se a mesa e por algum motivo em comum nunca mas sentarão na mesma . Mas e assim mesmo uma pena .

  9. Muito bom o comentário
    Falar e estudar sobre Abraão é muito bom.
    Grande história de fé 🙏
    Obrigado.

  10. Muito bom o texto Roberta, Deus lhe abençoe, mas e você Roberta tem sido reta ao que o Sr? Já que és fiel a palavra, e as conhece, como esta sua fidelidade com nosso Deus, tens seguido o que espera?

Deixe um comentário