Crer e Pensar

Intimidade com Deus: pessoa orando Intimidade com Deus: pessoa orando

Como ter Intimidade com Deus: aprenda a ter um relacionamento profundo com o Pai a partir do exemplo de Jesus


8 minutos para ler

Um desejo de todo Cristão e de toda pessoa que crê que o Criador dos céus e da terra é um Deus relacional, é ter intimidade com Ele.

Gostamos de dizer que Deus é nosso Pai, por isso, precisamos buscar um relacionamento íntimo e sincero com ele.

Neste post vamos explicar o que é ter intimidade com Deus, como ter um relacionamento próximo com o Senhor e o que podemos aprender com o relacionamento entre Jesus Cristo e Deus Pai.

O que é intimidade com Deus

A palavra intimidade não possui uma definição clara, podendo variar de relacionamento para relacionamento. Muitas vezes ela se refere a um relacionamento tão próximo que chega a ter até conotação sexual. 

De forma geral, a palavra se refere a relacionamentos com um alto nível de transparência e liberdade, onde as pessoas se conhecem profundamente, gastam tempo de qualidade juntos e quase não existem segredos, dependendo da profundidade.

Não existe jeito melhor de compreender a intimidade com Deus do que observando o relacionamento mais íntimo da Bíblia: Jesus e Deus Pai.

O evangelho de João inicia com um dos versículos mais belos e que mais demonstram a intimidade e o relacionamento de Cristo com Deus. 

O discípulo amado fala que no princípio de tudo o Verbo estava em Deus, subsistia no Senhor e era o próprio Deus.

O apóstolo continua nos versículos seguintes relatando que o Verbo veio ao mundo, o Verbo habitou em nosso meio e, por meio dele, podemos ver a glória do Deus Pai (João 1: 1–14).

Jesus Cristo deixou o Pai, abriu mão de toda a sua glória celestial, esvaziou-se de tal forma que se tornou servo, fez-se em semelhança de homem, foi reconhecido em figura humana e mostrou sua obediência a Deus. Ele foi morto e pendurado em uma cruz, fazendo-se maldito perante a Deus como a Torá dizia (Gênesis 21:23), porém mostrando-se obediente ao Pai. 

Obediente de tal forma que Deus o exaltou e lhe deu “o nome que está acima de todo o nome” (Filipenses 2: 5-11).

Cristo conseguiu cumprir tudo aquilo que Deus havia traçado para sua vida. Primeiro, porque ele sabia quem era/é — ele tinha convicção da sua missão e da sua identidade. E, principalmente, porque ele mantinha uma intimidade com Deus

Mesmo se fazendo homem, Cristo não deixou de buscar o Senhor, ele não deixou de relacionar com o Pai. 

Por isso o relacionamento entre Jesus e o Pai é o maior exemplo de como devemos nos relacionar com Deus. 

Pois Cristo, mesmo sendo o Deus encarnado, não deixava de orar e retirar-se para ter um tempo a sós com o Pai, como indicam diversos relatos bíblicos.

Oração: como ter intimidade com Deus

O que é orar? Orar é dirigir-se a Deus, é proferir humildemente palavras ao Senhor, fazer confissões ao Pai, prestar adoração e, claro, suplicar ao Pai por nossos anseios e necessidades.

Nas cartas de Paulo, por exemplo, vemos diversas vezes o apóstolo “rogando” a Deus, clamando ao Senhor por algo. 

É nossa maneira de conversar com o Senhor, nos aproximando Dele com o coração quebrantado para demonstrar gratidão e engrandecê-Lo clamando por Sua presença e direção. É a “linha direta” com o Céu!

A oração é um momento seu com Deus, é um momento de intimidade. 

Afinal, o próprio Cristo nos instruiu no Sermão do Monte (Mateus 6: 5-8), dizendo que devemos orar “em secreto”.

Ainda que as orações públicas, com os irmãos, e fazer constantes orações ao longo do dia sejam importantes, o relacionamento profundo com Deus só pode ser feito a sós.

Orar intimamente é estar a sós com Deus, é apresentar-se no secreto, no seu quarto, de portas fechadas, sem interferência externa e sem querer mostrar-se para os outros, achegar-se diante do Pai e conversar com Ele — oração é relacionamento.

Conhecer e ser conhecido: intimidade com a Bíblia

É fundamental destacar que é impossível ter intimidade com uma pessoa que você não deseja conhecer.

Deus escolheu se revelar por meio de um livro, e é por meio da Bíblia que podemos conhecer o caráter do Pai, quem Ele é e quem nós somos nele! 

É por meio da Bíblia que aprendemos como nos achegar a Ele, como agradá-lo e como dirigir as nossas orações ao Senhor do Universo. Um Deus tão grande que escolhe se relacionar com criaturas tão pequenas.

Portanto, lembre-se que um relacionamento de intimidade implica em conhecer e ser conhecido. Gaste tempo na leitura da Palavra e conheça cada vez melhor o Deus a quem você dirige suas orações.

É impossível separar as coisas. Você pode conhecer toda a Bíblia sem ter nenhuma intimidade com Deus, ou seja a oração é indispensável.

Porém, você pode orar sem nunca ler a Palavra e de dirigir a um Deus que você não conhece, que é fruto da sua imaginação e não da própria revelação que Ele fez de si mesmo.

Não é a toa que os Reformadores deram tanta ênfase à suficiência das Escrituras em um dos 5 Solas da Reforma.

A chave é conhecer — por meio da Palavra — e ser conhecido — rasgando nosso coração em intimidade com Ele.

E por meio da Bíblia também que aprendemos com o relacionamento mais íntimo que podemos conhecer:

Relacionamento Íntimo com Deus: o exemplo de Cristo com o Pai

Se olharmos com cautela para a Palavra, facilmente notaremos que Jesus tinha uma vida de oração. 

Em todos os evangelhos podemos encontrar relatos de Cristo orando a Deus, ensinando e estimulando seus fiéis seguidores a orar e, principalmente, liderando pelo exemplo.

Cristo, diversas vezes ao estar rodeado por multidões se despedia e retirava-se para orar e ter um tempo a sós com Deus (Mateus 14: 23). 

Algumas vezes logo após realizar curas e milagres e ver as notícias correrem e a multidão se achegando, Jesus se retirava para lugares solitários para ficar somente com o Pai e orar (Lucas 5: 16). 

O Filho Unigênito buscava sempre estar em intimidade com Deus, orava não somente durante o dia, mas também nas madrugadas (Marcos 1: 35).

Cristo não tomava decisões antes de conversar com o Pai. A Palavra diz que antes de escolher aqueles que seriam seus doze apóstolos, Jesus passou a noite orando a Deus (Lucas 6: 12). 

Ao ser batizado por João Batista, Jesus orou, e todos puderam presenciar os céus se abrirem e Deus falar audivelmente (Lucas 3: 21-22), confirmando tudo aquilo que João Batista já havia proferido anteriormente, que Cristo era o Cordeiro de Deus o Filho de Deus (João 1: 29-34). 

O Filho de Deus não somente tinha momentos a sós com o Pai e liderava pelo exemplo, mas com todo amor e cuidado, ensinou seus discípulos a orar (Lucas 11: 1-13).

No Getsêmani, pouco antes de ser entregue e preso, Jesus instrui novamente seus discípulos a orar para não caírem em tentação (Lucas 22: 39-40). 

Sabendo da dor que viria a sofrer e da ira de Deus que havia de experimentar, agonizando, o Cordeiro de Deus, orava ainda mais, orava incessantemente (Lucas 22: 41-44). 

Mesmo sabendo que Deus iria moê-lo e fazê-lo enfermar, que ele seria oprimido e humilhado e sobre ele cairia a iniquidade de todos nós (Isaías 53), Cristo perseverava em oração, mantinha sua intimidade com o Pai.

Em sua oração sacerdotal (João 17), uma das passagens que mais demonstram o amor de Cristo pelos seus discípulos e por todos aqueles que um dia viriam a conhecê-lo, Jesus roga, clama a Deus para que Ele nos guarde e seja um conosco.

Nos seus últimos segundos nesse mundo, Jesus orou ao Pai. Em seu último suspiro, clamou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito!” (Lucas 23: 46) e expiou, consumou aquilo que havia de fazer segundo a vontade de Deus, levou sobre si todos os nossos pecados!

Vida de oração

E você? Já orou hoje? Já tirou um tempo a sós com Deus? 

Precisamos nos espelhar na igreja primitiva relatada em Atos, no capítulo dois.

Ao receber a mensagem pregada pelos apóstolos, as pessoas tiveram conhecimento de quem era (é) Cristo e se arrependeram de seus pecados, perseverando em oração (Atos 2: 42). 

Precisamos persistir em oração, é por meio dela que nossa fé é fortalecida e medimos a nossa intimidade com Deus.

Você ama alguém que você não conhece? Você ama uma pessoa que não conversa com você? Uma das formas de demonstrar o nosso amor a Deus é manter uma vida de oração. 

O Amor amou, então ame Ele de volta. Persevere em oração!

O profeta Jeremias diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo o vosso coração.” (Jr 29:13).

Se achegue ao Pai, rasgue seu coração diante de Deus e persevere em oração. Quanto mais você amá-Lo, mais provará o amor dele de volta.

Gostou do texto? Compartilhe com a gente como são os seus momentos de oração e as experiências que você já teve em intimidade com o Pai.

*Cristiano Mousinho é líder de Jovens no ministério Be Church da igreja Vida Por Vidas.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Posts relacionados

35 Comentários em “Como ter Intimidade com Deus: aprenda a ter um relacionamento profundo com o Pai a partir do exemplo de Jesus

  1. Cada dia mais apaixonado por esse blog top!!
    Ótimo texto!
    Intimidade com Deus é a base de um relacionamento saudável.

  2. Excelente “matéria”!!! Parabéns meu querido, que Deus te abençoe cada vez mais. Um grande abraço!

  3. Excelente texto, muito edificante, Deus continue te usando homem de Deus, continue firme na sua chamada aqui na terra.

    1. Boa noite! A Paz do Querido Senhor Jesus! Muito obrigada Bom Pai por ter usado o teu filho para falar conosco!!! E segundamente, a você, irmão Cristiano! Que O Pai possa te abençoar mais em mais em sua vida! 🙌🏻🙌🏻

  4. Palavra abençoada!!!!
    Que Deus continue lhe usando grandemente meu querido!!!!
    Forte abraço!!!

  5. Que texto lindo e edificante! Falou muito ao meu coração. Que Deus continue te abençoando irmão Cristiano.

  6. Oro sempre quando estou em qualquer lugar,porem a melhor oracao no secreto so quem ve Ele e com Jesus mesmo diz em sua palavra a recompensa vem atraves do secreto.

  7. Meu Irmão, realmente um texto maravilhoso. Parabéns e que o Senhor continue aumentando sua paixão por Ele.
    OBs: verifica por favor a referência Gênesis 21:23 Não seria Gálatas 3:13?

  8. sensacional pelas palavras identificamos a presença do nosso senhor, que continua assim a dar luz para quem precisa, Deus te abençoe

  9. Olá meu querido irmão!
    Gostei muito da sua reflexão, porem na citação do versículo de Gênesis 21:23, não seria Deuteronômio 21:23, Deus falou profundamente através do irmão!
    Continue se deixando ser usado por DEUS.

  10. Magnífico o texto. Parabéns irmão. Deus o abençoe. Que o Espírito Santo continue ti iluminando a sua ideia.

  11. Muito bom! Deus te ilumine sempre, estava pedindo a Deus uma direção para esboçar uma mensagem para o dia 18/11/21 onde estarei ministrando em congresso com o tema “Íntimos de Deus” , me ajudou muito, vou buscar mais, mas deixo registrado que esse artigo é de Deus .

  12. Muito maravilhado com tudo que Deus faz através de um dos servo dele, continue nesse ministério abençoado e evangelizando vidas para Jesus.

  13. Linda palavra, realmente a intimidade deve ser conquistada, como é aqui no natural e também alimentada, nutrida mesmo.
    Trabalho louvável e ser exemplo para está geração é tão necessário, parabéns!

  14. Você está triste ou deprimido devido à separação / incompreensão com seu parceiro e você o quer de volta ? Você está cansado de discutir e lutar? Você está procurando uma solução para seu problema de casamento ou relacionamento, se sua resposta for “SIM”, não hesite em enviar uma mensagem para ele me ajudar a recuperar meu ex-amante, Dr. RobbinsonSpells são autênticos, meu amante está ao meu lado agora, estou feliz
    WhatsApp: +12267705795

  15. Fiquei muito feliz em poder tirar esse momento para estuda !! muito edificante que Deus continue capacitando a cada dia mais!

  16. Muito bom o estudo, muitos direcionam é pessoas a orarem, mesmo que estas não tenham conhecimento da Palavra, tenho comigo que para se orar de forma eficaz é preciso que se conheça a Palavra, pois Deus responde as nossas orações através dela, apesar de um bom estudo, mas vocês também fizeram isto, este o que entendi com a leitura da Palavra.

    1. Aprendi a me apaixonar Deus e como fazer as coisas certa. Sem oração sem a leitura da Bíblia temos q te um tempo a sós com Deus sem oração e leitura da palavra de Deus e impossível te intimidada com Deus que Cristo Jesus os abençoe

Deixe um comentário