Crer e Pensar

O que é Fé: a cruz de Cristo O que é Fé: a cruz de Cristo

O que é Fé? Entenda o significado de Fé na Bíblia!


10 minutos para ler

Uma das palavras mais comuns que ouvimos em qualquer contexto religioso é “fé”.

Mas a palavra não é uma exclusividade religiosa. Nos mais distintos cenários ouvimos expressões como “você tem que ter fé”, “boto fé” etc.

A princípio o conceito parece simples, afinal, fé é acreditar muito em alguma coisa, mesmo quando ela parece impossível, certo?

Mas o que essa pequena palavra, que tem um impacto tão grande na vida das pessoas, de fato quer dizer? É essa realmente a definição dada pelas Sagradas Escrituras?

Neste post vamos observar, de acordo com a Bíblia, o que de fato significa ter fé, de onde ela vem e qual a finalidade de tê-la.

O que é Fé?

Ora a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem”. (Hb 11.1)

Talvez a melhor definição de fé seja essa, dada pelo autor do livro de Hebreus. E, logo de cara, ela já bate de frente com a definição popular sobre o termo.

O autor de Hebreus não diz que fé é acreditar muito que uma coisa pode acontecer, fé é uma certeza.

Você possivelmente já deve ter ouvido a expressão que “fé é pisar para Deus colocar o chão”. 

Basicamente, essa expressão é ilustrada muito bem por essa cena clássica do filme Indiana Jones, conhecida como “The Leap of Faith” (o salto de fé):

Mas, à luz das escrituras, isso não é fé.

Seria fé se, sem hesitar, o protagonista caminhasse tranquilamente e não se surpreendesse ao ver a ponte. Afinal, fé é certeza. E se é certeza, não há margem para dúvidas, não há margem para hesitações.

Para que serve a Fé?

Nenhum cristão ou até mesmo alguém de uma religião diferente, negará a importância da fé.

Para os cristãos, em especial, essa palavra vai ter um significado ainda mais profundo. Afinal, um dos principais versículos das Escrituras é “o justo viverá pela fé” (Hc 2:4/Rm 1:17).

Ou seja, a fé é o motivo pelo qual o justo vive. Mas o que isso significa exatamente?

Talvez a melhor explicação da finalidade da fé esteja na primeira carta do Apóstolo Pedro:

“Uma vez confirmado o valor da vossa fé […] redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.” (1Pe 1:7-8)

Ou seja, a finalidade, o objetivo final da fé, é a salvação. E é por meio dela que o Cristão consegue crer e se relacionar com Cristo, mesmo sem vê-lo. 

Não é uma simples crença cega ou esperança grande. Quando um Cristão ora a Cristo, ele não acha que está sendo ouvido, ele sabe que está sendo ouvido.

A fé, por exemplo, não é orar acreditando que uma pessoa pode ser curada. Mas ter certeza que o Senhor é poderoso para curá-la e o fará se for essa a Sua vontade.

A fé é o que capacita a pregação de uma mensagem que é recebida como “loucura para gentios e tropeço para judeus” (1Co 1:18). A notícia que Deus se encarnou e se entregou pelos pecados de todo aquele que nEle crer (Jo 3:16).

Somente pela fé as pessoas podem compreender essas boas novas.

Portanto, temos fé por causa da salvação das nossas almas e do pleno relacionamento com Cristo. Mas como obter essa fé?

Se a fé não é acreditar com todas as minhas forças, de onde ela vem? Como posso obtê-la?

Como ter Fé? De onde vem a Fé?

“Porque pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não por obras para que ninguém se glorie” (Ef 2:8).

A única forma de recebermos a graça, a salvação, é mediante a fé. E o apóstolo Paulo, nessa passagem, deixa claro que isso não vem de nós, mas é um dom de Deus.

Outra passagem que comprova a afirmação de Paulo vem em um discurso de Pedro, no templo, após curar um paralítico.

“…sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde na presença de todos vós”. (At 3.16)

Se você conhece a história, sabe que o paralítico não acreditava muito que seria curado e sequer pedia isto, antes, ele pedia esmolas. Porém, a fé que esse homem recebeu não veio de seus desejos, mas veio mediante a graça, por meio de Jesus Cristo.

Logo, o dom que nos leva a crer em Cristo e a ser salvos, a fé, é um presente do Senhor.

Outra situação onde isso fica evidente é a percepção dos Apóstolos na sua incapacidade de controlar sua própria fé.

No capítulo 17 do Evangelho segundo Lucas, o autor narra o episódio onde os Apóstolos perguntam a Jesus a respeito do perdão, após Jesus dizer que se até 7 vezes um irmão arrependido pedisse-lhes perdão, eles deveriam perdoá-los.

A reação deles: “aumenta-nos a fé”. Eles entenderam que o autor e consumador da fé é próprio Cristo.

Isso quer dizer que não temos nenhum papel nisso?

De jeito nenhum!

Nós não só temos uma responsabilidade em zelar e alimentar a nossa fé, como somos a ferramenta para abrir as portas da fé para outros homens:

“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo.” (Rm 10:17).

A pregação vem do ouvir a Palavra de Deus. Ninguém chega a fé em Cristo sem antes ouvir o Evangelho e a sua Palavra. 

Portanto hoje temos dois papéis importantes em relação fé: ouvir a Palavra e proclamar a Palavra.

Ouvir a Palavra

Ouvir diz respeito a nossa comunhão e a nossa intimidade com Cristo

Para termos uma fé perseverante e saudável precisamos nos alimentar da Palavra de Deus. Se a fé é um dom de Deus, a plenitude e o enchimento do Espírito são responsabilidade do Cristão.

Portanto a fé é o motivo de desejarmos a Palavra de Deus e a Palavra de Deus é o que sustenta a nossa fé. É impossível ter fé e não desejar conhecer a Deus.

Devemos proclamar o Evangelho constantemente para nós mesmos.

Proclamar a Palavra

Se temos a responsabilidade de ter intimidade com Deus para termos uma fé saudável, o fato da fé vir pelo ouvir, nos dá a grande responsabilidade de espalhar as boas novas.

Uma pessoa jamais chegará a fé sem ouvir a Palavra. 

E é por isso que todo Cristão é chamado a proclamar o Evangelho. Ainda que não exista nenhuma garantia de que os ouvintes chegarão à fé, nosso dever é apresentar a oportunidade para eles.

Portanto, ainda que a fé seja um dom, um presente de Deus, nós ainda assim temos uma grande responsabilidade, a de seguir ouvindo a palavra e a proclamando.

Essa é uma das formas de vermos a evidência de que a nossa fé é verdadeira, ela precisa refletir no ouvir e no proclamar.

A Fé e as Obras

Falamos que o fim da nossa Fé é a salvação das nossas almas. Mas qual o papel das obras?

Por muitos séculos, mesmo após a ressurreição de Cristo, a Igreja (instituição, não o corpo de Cristo) pregou a necessidade de obras para a salvação. 

Foi uma das doutrinas mais veementemente confrontadas por Martinho Lutero na Reforma Protestante. “O justo viverá pela fé” (Hc 2.4/Rm 1.17), foi a passagem que incentivou Lutero a combater essa falsa doutrina (e que faz coro a todo o ensinamento das Escrituras).

*Não deixe de conhecer também as outras principais Doutrinas da Reforma neste outro post!

Isso quer dizer que as obras não são importantes?

De jeito nenhum!

Porém, elas não possuem nenhum papel para garantir a nossa salvação. 

As obra são, então, uma consequência da fé e da regeneração que recebemos por meio de Cristo Jesus, de forma que a “fé sem obras está morta!” (Tg 2:26).

A fé é o que nos possibilita crer, conhecer e, especialmente, obedecer a Deus. No livro de Hebreus, no capítulo 11, o autor descreve um hall de heróis da fé. Em todos ele veremos como a fé levou a uma atitude. 

A obra comprovou a veracidade e o valor da fé daqueles homens.

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu…” (Hb 11:8)

Além de nos capacitar obedecer a Deus e fazer boas obras, a fé nos traz outros benefícios práticos.

Vamos conhecê-los!

Os benefícios práticos da Fé

Embora o fim da nossa fé seja a nossa salvação, a fé verdadeira e consumada em nossos corações gera outros benefícios necessários para a vida cristã.

1. Confiança e alegria em meio à tribulação (Tg 1:2-4; Fp 4:13): a fé nos capacita a nos alegrarmos em meio ao sofrimento, sabendo que somos aprimorados e que a nossa esperança está na vida porvir.  

2. Relacionamento com o Senhor (Hb 11:27; 1Pe 1:7-8): pela fé podemos nos achegar a Deus. Não existe relacionamento íntimo com o Senhor sem fé e nem fé sem um relacionamento verdadeiro com o Senhor.

3. Conhecer e viver a vontade de Deus (obediência) (Hb 11:8-29): pela fé, todos os heróis descritos em Hebreus ouviram a voz do Senhor e puderam obedecê-lo.

4. Agradar a Deus (Hb 11:6): afinal, sem crer no Senhor e na obra redentora de Cristo, é impossível agradar, obedecer e servir ao Senhor.

5. Vencer o mundo (1Jo 5:1-21): por meio da fé que o Cristão vence a inimizade do mundo e suporta as tentações e o poder do pecado.

6. Respostas das nossas orações (Mt 21:22): Jesus diz que as nossas orações feitas com fé seriam atendidas. É claro, que a oração feita, de fato, com fé, está alinhada à vontade de Deus.

7. Adoção (Rm 8:6-8): por meio da fé, o Espírito Santo testifica em nosso espírito que somos filhos de Deus. Sem fé não há adoção. O privilégio maior de toda a redenção é não sermos apenas servos, mas filhos de Deus.

A Fé é, portanto, uma exclusividade do Cristão?

Ora, se a fé é uma certeza, se ela é um presente de Deus e se o fim dela é a nossa salvação, tem-se por certo, que ela é uma exclusividade.

Não por serem eles mais especiais, mas por terem ouvido e crido na Palavra de Deus.

O presente da fé é a graça, a salvação. Portanto é impossível que uma pessoa receba esse dom e não se torne um seguidor de Jesus Cristo.

Portanto, jamais se esqueça do valor da sua fé e da única fonte possível para obtê-la: a Palavra de Deus.

Confira também outro importante para sustentar e alimentar a sua fé: o que é Solitude e a sua importância para a vida espiritual.

*Não deixe de seguir o Luzeiro no Instagram!

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Posts relacionados

87 Comentários em “O que é Fé? Entenda o significado de Fé na Bíblia!

        1. A fé é algo que nos anima aproceguir,na certeza que Deus estará sempre nós guiando e nos motivando a procegir e alcançar a vitorio .

        1. Eu passei por um fio de perder a fé, porque eu peço bastante a Deus para curar uma amiga minha que só posso falar pelo Instagram, ela é do Rio de Janeiro, e eu de Sergipe. Mas agora, infelizmente ela já não pode mais entrar online por causa de problema com o celular dela, e a saudade está me doendo muito. ☹️💔

          Essa explicação sobre ter fé me salvou de me tornar ateu. Muito obrigado, e parabéns pelo belo trecho! 👏🏻

    1. Muito importante esse estudp da fé . nós na realidade temos que se aprofunda na palavra . e ele que nós fortalese. E ele que nós buscamos o conhecimento da fé e de tudo quanto nela esta escrito

    2. Excelente explanação, que o Senhor lhe abençoe e lhe deia mais sabedoria e temor e que continue lhe ajudando a caminhar na santidade…
      Louvado seja o Senhor por ter te criado irmão em Cristo.

    1. Eu sou cristao gracas adeus .conhecie a cristo atraves de minha irma q ja era crente fui batizada hoje sou casada nao tenho filhos mais emfrento uma luta constante com meu marido por nao ser cristao ele nao gosta de crente mais eu vivo pela fe em deus eu me chamo valdemira

  1. Obrigado por compartilhar desse tesouro, que é a palavra de Deus
    foi e será muito edificante para minha vida.

    que o altíssimo continue te iluminando

  2. Parabéns e que Deus continue te abençoando grandemente, com sabedoria e unção para continuar esplanando a Palavra de Deus com clareza e entendimento.
    Excelente.

  3. Boa noite meu irmão muito edificante esse estudo q Deus continue te abençoando e te inspirando para compartilhar com nós estudos gloriosos como esse

  4. Achei muinto importante todas as explicações deste conteúdo
    Creio qui é Deus falando mesmo com cada um de nós qui lê este texto

    1. Eu amei a explicação realmente pouco sabemos respeito desse conteúdo, mas eu desde sempre tenho meu coração voltado a Deus e sei que nada somos se ñ nos entregarmos nossas vidas nas mãos dele, confiar… orará agradecer e TER FÉ.
      E persistência para aguardar o momento de Deus, porque ele tudo pode . Gratidão a DEUS.🙏🏻

  5. Muito precioso esse comentário e informações..Deus abençoe grandemente e continue lhe capacitando através do Espírito Santo.

  6. Nunca fiz um comentário virtual. Tambem nunca tinha realmente entendido sobre a Fé como agora!!! e já busquei de varias maneiras entender…. nossa, estou me sentindo leve pela clareza que recebi agora sobre a fé… Tudo de muito que tenho lido na palavra clariou. Senhor!!! agradeço muito ao luzeiro… que o Senhor continue iluminado seu caminho no conhecimento e entendimento..

    1. Oi Adejailson! Que alegria ler o seu comentário.
      Que Deus continue abençoando você e iluminando as Escrituras para que você possa aprender mais a cada dia.

      Grande abraço!

  7. Oi Adejailson! Que alegria ler o seu comentário.
    Que Deus continue abençoando você e iluminando as Escrituras para que você possa aprender mais a cada dia.

    Grande abraço!

  8. FÉ é finalmente a confiança em DEUS. Para mim:
    “Não cai nenhum cabelo de nossa cabeça sem a permissão do Senhor”.

  9. A referência do versículo “porque pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” é Efésios 2:8 , e não 2:4, como foi publicado….😉

    Texto edificante! Muito bom mesmo! Que Deus continue te inspirando!
    Abraços

    1. Muito obrigado pelo toque, Daniele! Versículo corrigido!

      Amém! Muito obrigado pelo apoio. Que Senhor abençoe sua vida!

      1. Gostei muito desse texto, edificou a minha fé, pois oro muito a Deus para Deus aumentar a minha fé

  10. gostei do estudo ja baixei em pdf pra estudar melhor muito bom e bem explicado Deus abençoe

  11. Muito bom o estudo da fé.
    A fé não é falada, como muitos falam, fé é praticar, humilhar, orar , buscar e se converter.

  12. Excelente, ajudou-me muito no preparo de uma palavra para a sala de oração. Obrigado. Vou dar crédito quando referir-me ao estudo.

  13. Excelente! Que o Senhor recompense e continue dando sabedoria ao vaso que elaborou este edificante estudo.

  14. Gostei do seu site, e seu conteúdo está bem organizado,
    quero deixar uma sugestão de melhoria, pois acredito que
    vocês só precisam alcançar novas pessoas que ainda não
    conhecem o seu blog para ter maiores resultados e tenho
    certeza que posso te ajudar gratuitamente nisso. Se tiver
    interesse retorne meu contato por e-mail ou pelo link.

  15. Nossa fiquei muito alegre em ler esse texto sobre o que é fé, agora ficou claro para mim o siguinificado da fé.
    Que Deus continue iluminando vc sempre.

  16. Eu não sabia oque significa Fé pois pela vontade bondosa do Senhor Jesus Cristo me ensinar aqui nesse estudo .só muito grato a Deus por usar sua graça e misericórdia me ensinando por meio de vcs Glórias a Deus pela vida de vc.

Deixe um comentário