Crer e Pensar

Cristão Solteiro Cristão Solteiro

Cristão Solteiro: entenda por que a solteirice é uma bênção


8 minutos para ler

Talvez o título seja um pouco espantoso, afinal, a “missão” do crente solteiro é casar, não é mesmo? 

Ficar sozinho é muitas vezes encarado como um fardo, uma derrota, então, como assim ser solteiro é uma “bênção”?

Neste post, baseado na pregação a “Benção de ser Solteiro”, do Pastor João Eduardo, vamos entender por que nós, como cristãos, não devemos lamentar a solteirice.

O tempo de ser solteiro

A primeira coisa importante a se esclarecer é que existe tempo para tudo. 

Esta frase é tão usada que acaba perdendo um pouco do seu significado, afinal, a resposta para todas as coisas, sempre volta na questão do tempo! 

A risco de cair na zona do “clichê”, devemos sim, ser pacientes e esperar o tempo certo, mas não porque é o que todos dizem, e sim, porque é o que está na Bíblia.

Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” (Sl 90:12).

O que é contar os dias?

Contar os dias é ter o entendimento de que todos os momentos em nossa vida vão passar e de que as condições e situações vão mudar. 

Por causa disso, vivermos cada uma delas com a consciência de que é preciso aproveitá-las ao máximo de acordo com o que Deus tem para nós, e isto é alcançar a sabedoria.

Casamento não preenche um vazio

A segunda coisa importante a se esclarecer é que um relacionamento não vai te encher

Não vai te fazer ter mais intimidade com Deus. Não vai facilitar sua vida em santidade. Não vai te fazer feliz. O casamento não vai te ajudar a se sentir completo!

A única maneira de alcançar verdadeira completude de ser, alma e mente, é Cristo!

Para sermos saciados e verdadeiramente cheios, temos que ter comunhão e relacionamento com Cristo, e não com nossa “cara metade”. 

Afinal, de que adianta ser casado, porém não ter uma verdadeira união com Ele? De que adianta querer amar tão profundamente alguém sem saber o que é o Amor verdadeiro?

Não me leve a mal, ter comunhão e relacionamento com um parceiro também é importante. 

Mas no tempo de ser solteiro, a única “preocupação” que devemos ter é Deus (1Co 7:32). Pois, é por meio da união com Ele que existe a verdadeira liberdade, capaz de gerar frutos.

Lembrando que não estou dizendo que você não deve procurar alguém para se relacionar, ou que casar é algo ruim. 

Como existe tempo certo para tudo na vida, no seu tempo de ser solteiro, preocupe-se em estabelecer primeiramente uma base relacional com Deus, e se aprofunde nela.

Um bom relacionamento/casamento é baseado em duas pessoas que são completas, plenas e resolvidas em Cristo Jesus!

*Confira aqui tudo sobre o mito da “pessoa certa”!

O que é ser completo

Nesse sentido, como é uma pessoa “completa, plena e resolvida em Cristo”?

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio… Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.” (Gl 5:22-26).

Estas qualidades do ser “completo em Cristo” vão vir por meio do seu relacionamento com Jesus!

Andar em comunhão com a igreja, meditar diariamente na palavra, procurar crescer mais em sabedoria, ser melhor amigo de Deus. 

Essas são todas ações que você precisa almejar. Tarefas que apenas são possíveis de realizar individualmente. 

Somente assim é possível parar de ser um crente carnal, afinal aqueles que vivem no Espírito, de modo algum satisfarão os desejos da carne!

E isso tudo começa com o seu culto racional, ou seja, a sua vontade individual de querer dispor do seu tempo e priorizar a leitura da Palavra todos os dias. 

Isso é um relacionamento, um compromisso com o Altíssimo

É entregar nossos problemas para o Senhor, confiar nEle e pedir para Ele nos capacitar em meio às tribulações.

A partir do momento que você passar a buscar, é apenas uma questão de tempo até você querer mais, ler mais, orar mais, se saciar mais. 

E somente assim você vai ouvir a voz do Senhor e vai começar a ver a mão dEle em sua vida, desenvolvendo então, uma sensibilidade espiritual!

Agora que os dois aspectos mais importantes da vida de solteiro já foram esclarecidos, isto é, saber o tempo certo e o buscar a Deus quando solteiro, é possível entrar na questão da “bênção de ser solteiro”.

A bênção se encontra no privilégio de poder se concentrar somente no Senhor!

A benção de ser um cristão solteiro

O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, e está dividido.” (1 Co 7:32-34).”

Paulo nos esclarece perfeitamente qual a vantagem de ser solteiro: ele tem a liberdade de servir ao Senhor intensamente!

Não ter que se preocupar com nada além de viver uma vida que agrade ao Senhor, com disponibilidade para servir, para fazer a obra de Deus, para conhecer novas pessoas, é uma dádiva. 

Afinal, como Paulo diz, em 1 Coríntios, o homem casado está dividido, pois não é possível viver uma vida com outra pessoa sendo uma só carne, para então ignorá-la e fazer o que quiser, na hora que quiser (mesmo que seja fazendo a obra de Deus). 

Os dois tem que ser companheiros, tomando decisões conjuntas que as vezes vai diferir de seus próprios objetivos individuais, diminuindo sua liberdade.

Em vez de ficar solteiro, se preocupando somente em casar, é importante viver o melhor de Deus que foi feito para você solteiro.

Okay, já vivo uma vida plena com o Altíssimo, já sei o que Deus tem para mim, já aproveitei ao máximo as bênçãos de ser solteiro. 

Por que que mesmo assim ainda existe aquele medinho de nunca conseguir encontrar alguém?”

Ah, mas a parte mais difícil é o esperar! 

Como esperar em Deus

Esperar em Deus é uma tarefa difícil porque não sabemos o resultado, não sabemos qual será a hora certa, quem será a pessoa, e nem mesmo como ela se parece!

Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia?… Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação. Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito.” (Sl 13:1-6)

Esperar não é fácil, afinal, até o Salmista teve dificuldades de esperar! 

Porém, nossa oração tem que ser como a dele: pode chorar, pode clamar, pode falar que está angustiado, pode falar que está ansioso, mas, mesmo assim, “confio em teu amor, o meu coração exulta em tua salvação. Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito”. 

Nunca pare de agradecer e nunca pare de ter fé.

Abraão, contra toda esperança, em esperança creu.” (Rm 4:18)

Mesmo envelhecido e com Sara, sua esposa, também envelhecida e estéril, Abraão creu na promessa de Deus sobre a sua descendência.

Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.” (Rm 4:20-21).

Abraão, o pai de muitas nações, teve que aprender a ser paciente (afinal, já estava velho quando Deus lhe prometeu um filho). 

Por que, para a sua vida, os planos de Deus seriam diferentes?

O propósito da espera

A espera na Bíblia é constantemente retratada como uma forma de ensino de Deus, seja para corrigir, seja para castigar, seja para querer trazer você mais para mais perto dEle. 

Sempre há um propósito divino na espera. Na nossa vida não é diferente, através da espera, Deus também busca nos ensinar, nos moldar e nos aproximar mais dEle. 

Portanto, saber esperar é importante, pois é assim que nosso caráter é trabalhado.

Como resultado, o “espere” do Senhor pode ser a melhor resposta dEle para a sua vida. 

Porque com isso Ele diz: “Deixa Eu te preparar mais um pouquinho, deixa Eu te moldar mais um pouquinho, deixa eu trabalhar mais fundo em você, pois Eu sei o que é melhor para a sua vida.” 

Afinal, Deus sabe o que precisamos, nós não. A perspectiva Dele é eterna, a nossa não.

Ele vai te dar o que é bom, quando for bom, se for bom.

E para finalizar:

Esperar não é apenas para recebermos algo no final, mas a respeito de quem eu me torno enquanto eu espero” – Paul Tripp

Você pode conferir a pregação completa no Spotify!

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Posts relacionados

20 Comentários em “Cristão Solteiro: entenda por que a solteirice é uma bênção

  1. Texto excelente! Quebrando o tabu que um crente solteiro está errado. Isso deve ser comentado mais mas igrejas.

  2. Uaal ! Achei incrível e se aplica pra outras áreas da vida, perceber a espera como um processo importante fez toda a diferença pra mim hoje ! Valeu galera, e amei esse texto da Amanda, parecia até que a gente conversando!

  3. Não tá sendo nada fácil essa espera. Primeiro já passei dos 30 anos (estou com 36) ou seja, na idade que eu me encontro, muita gente já está casada e bem estruturada financeiramente. Segundo: existe uma auto-pressão que é resultado da pressão da própria sociedade seja através de palavras, seja através de fotos esbanjando felicidade.

    1. A Paz do nosso Senhor Eterno Jesus.
      Ele nos previamente advertiu que não seria fácil.
      Não devemos olhar o exemplo da vida dos ímpios. E nem a vida do nosso irmão na fé, parece clichê mais é a mais pura verdade, Deus Poderoso tem a nossa vida inteira na palma das suas mãos e nossa vida já foi traçada.
      Nossa espera é um aperfeiçoamento, não para um futuro casamento, mais um aperfeiçoamento do nosso próprio ser, moldados estamos sendo para honra Dele.

      1. Eu ainda sinto muita dificuldade nessa terrivel espera. Parece que fui “sorteado” com esse DNA do solteiro. Como é difícil esperar, Mds do céu será que tô cometendo um crime desejar casar, ter filhos e um bom emprego pra isso?

  4. Que linda mensagem! falou ao meu coração! Tomara que ela chegue a muitos corações necessitados… Acredito que falta palavras como esta para os solteiros. Muitos estão sofrendo com as próprias ansiedades, além das pressões das outras pessoas, do preconceito existente, e estão aflitos, angustiados, desesperados. Palavras assim ajudam muito!!! Que Deus os abençoe e continue falando conosco neste sentido, nos ajudando nas nossas dificuldades e problemas!!!!

  5. Que benção ser Solteiro ,sinto uma paz tomar conta das coisas do Senhor e privilégio pra muitos …. obrigado Senhor por deixar eu tomar contas da sua casa !

  6. Tem hora que consigo até esperar, mas tem hora que é difícil e a angústia bate. Até esmurrar as paredes até esmurrar o colchão da minha cama literalmente de raiva, tristeza e angústia misturadas.

  7. Nossa como me vejo nessa situação 😭😭é muito difícil esperar, já tenho 31 anos e a cada dia não Tenho mais esperança, a pressão da sociedade é grande , os julgamentos, 😭😭isso causa traumas ,é tanta tristeza, me sinto a pior pessoa do mundo ,o tempo estar passando e já não consigo mais acreditar que Deus irá cumprir as suas promessas 😭 que irei encontrar alguém que queira casar e constituir uma família

  8. Esse assunto deveria ser mais tratado nas Igrejas! O solteiro não é alguém incompleto. A completude está em Cristo!

Deixe um comentário