Primogênito da Criação: árvore da vida e a luz. Representando que Jesus não foi criado.

Primogênito da Criação: O que significa? Jesus foi criado? Entenda!

A afirmação mais importante, o alicerce, a pedra angular da Fé Cristã, é que Jesus Cristo é Deus.

Porém, existe uma passagem na Bíblia que pode gerar dúvidas em relação a essa afirmação. Ela se encontra na Carta de Paulo aos Colossenses, no capítulo 1, versículo 15:

“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação…”

Se Jesus é Deus, como ele pode ter sido criado? É isso que essa expressão de Paulo, de fato, quer dizer?

Algumas pessoas e religiões — como os Testemunhas de Jeová — utilizam esse versículo para confrontar a afirmação: Jesus é Deus.

Neste post vamos entender se Jesus foi ou não criado e o verdadeiro significado da expressão do Apóstolo Paulo.

Para entendermos como a expressão não tem nada de contrária à Fé Cristã, primeiro vamos entender se a Bíblia diz que Jesus foi criado. Entendendo todo o contexto das escrituras, teremos uma visão mais clara do que Paulo está dizendo.

Jesus foi criado ou sempre existiu?

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… e o Verbo se fez carne e habitou entre nós…” (Jo 1:1-14)

É assim que o Apóstolo João começa a narrativa do seu Evangelho. Referindo-se a Jesus como o Verbo, a Palavra de Deus, que não só existia desde a eternidade, como era Deus.

Um dos objetivos de João era combater heresias da época que negavam a divindade de Cristo.

Por isso, João escreve esse prólogo maravilhoso em seu Evangelho, remetendo à criação do Mundo em Gênesis, onde Deus cria todas as coisas por meio da sua Palavra.

“Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” (Gn 1:3). É essa palavra, o Verbo que cria todas as coisas, que estava com Deus na criação.

Esse Verbo é o próprio Jesus.

E o Evangelho de João não é o único livro que aponta para a existência eterna de Jesus:

  • No livro de Apocalipse ele é o “Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13:8)
  • Para o profeta Isaías ele é o “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9:6)
  • Paulo diz na carta à igreja de Filipos que Jesus é Deus (logo, eterno) que se esvaziou e assumiu a forma de homem (Fp 2:5-11)
  • Em outra carta, aos romanos, Paulo escreve que “dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas” (Rm 11:36)
  • Na carta aos colossenses, Paulo diz que “nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra…” (Cl 1:16)
  • E o próprio Cristo alega a sua eternidade ao afirmar que “antes que Abraão existisse, EU SOU (nome usado por Deus ao se apresentar para Moisés)” (Jo 8:58)

A partir desses poucos versículos podemos ver como é consenso entre os autores Bíblicos que Jesus Cristo é Eterno, ele é Deus e portanto nunca foi criado. ELE É!

Isso não explica o que Paulo quis dizer no versículo tema deste texto. Porém, é usando toda a base bíblica que conseguiremos entender o escrito paulino.

O objetivo da carta de Paulo aos Colossenses

Paulo escreve a carta aos Colossenses após receber a visita do seu amado irmão Epafras. 

Epafras é o fundador da igreja de Colossos e provavelmente da de Laodicéia também. Paulo nunca havia visitado estas igrejas.

A partir da visita Paulo descobre que a igreja está sendo pressionada por doutrinas heréticas de duas naturezas: 

  • Judaizantes: que colocavam um peso de salvação no cumprimento da Lei.
  • Gnósticos: embora o termo só surgiu no século II, a doutrina já contaminava as igrejas, negando a divindade de Cristo, uma vez que a matéria é ruim e Deus jamais encarnaria.

E é para combater essas heresias, principalmente, que Paulo escreve a carta. No primeiro capítulo, Paulo escreve um belo poema entre os versículos 15-20, afirmando a divindade de Cristo.

Portanto, é exatamente combatendo a ideia de Cristo não ser Deus que Paulo utiliza o termo discutido. 

O que então ele quis dizer?

O que significa Primogênito da Criação 

Não é segredo para ninguém que a palavra primogênito significa “o que veio primeiro”. Em uma família com 3 filhos, o primogênito é o mais velho deles.

Porém, esse não é o único significado da palavra. O termo usado por Paulo é palavra grega prototokos, que de fato significa aquele que veio primeiro, mas também refere-se à proeminência quanto a posição.

Na carta aos Hebreus, o autor utiliza o termo para mostrar como até os anjos adoram o Primogênito, referindo-se à sua posição, relevância e título (Hb 1:6).

Já na carta de Paulo aos Romanos, o termo é utilizado para mostar a proeminência de Cristo sobre todos os seus irmãos adotados por meio dele (Rm 8:29).

Quando Paulo refere-se a Cristo como o Primogênito da criação, quer dizer então que Cristo é mais importante e proeminente em relação a toda criatura.

Além disso, Cristo é chamado em Hebreus e no Evangelho de João de filho Unigênito do Pai. Distinguindo a sua natureza de todos os outros filhos adotados, que somos nós.

Vamos entender melhor a importância e o sentido da Primogenitura:

Primogenitura na Bíblia

O termo é extremamente relevante em toda a Escritura e desde o antigo testamento podemos ver ele se referindo não apenas a vir primeiro, como também a um direito, um título.

Vamos ver alguns exemplos:

Jacó e Esaú

Na famosa história entre os dois irmãos, Jacó suborna Esaú pelo seu direito de primogenitura. 

Se esse direito representasse apenas quem nasceu primeiro, seria impossível que ele deixasse de ser de Esaú. 

Ainda assim, quem concede o direito é o próprio Deus, “que amou Jacó, porém aborreci a Esaú” (Ml 1:2)

A proeminência entre os filhos de Isaque foi de Jacó. É dele que descende o Messias, são dele as 12 tribos que formam a nação de Israel.

Manassés e Efraim

Outro exemplo de primogenitura para o filho mais novo acontece com os dois filhos de José.

Quando vão receber a benção de seu avô, Israel, José posiciona o primogênito (mais velho) sob a mão direita e o mais novo sob a mão esquerda de Jacó.

Porém, o Patriarca inverte as suas mãos. Pensando ser por conta da sua cegueira (já era avançado em idade), José corrige o pai, que logo afirma: “o seu irmão menor será maior do que ele” (Gn 48:19).

Ali fica clara a proeminência de Efraim sobre o seu irmão mais velho Manassés.

Israel, primogênita entre as nações

Outro exemplo pode ser visto quando Deus, por meio do profeta Jeremias, refere-se à Efraim (Israel) como a primogênita dentre as nações.

Israel não é a primeira nação a surgir na Bíblia, porém é a primeira a ser escolhida e tinha proeminência sobre todas as demais nações no Antigo Testamento.

O valor da primogenitura

É importante destacar também como na época a primogenitura era extremamente relevante.

Quem possuía o direito era responsável pelo nome, herança e responsável pelo futuro do seu clã (família). Na época o clã tinha um valor muito maior que o indivíduo. É visível pela importância de ser “filho de Davi” ou “filhos de Abraão”.

Isso também é evidenciado na Páscoa, quando os primogênitos do Egito morrem. O que mostrou a impotência dos deuses do Egito em proteger o herdeiro, o mais proeminete, dos clãs.

Jesus, Senhor sobre a Criação

Portanto fica claro como Paulo nunca quis dizer que Jesus foi criado, mas referia-se ao valor imensuravelmente superior de Jesus sobre toda a criação.

Alegar que Cristo foi criado seria concordar com a heresia que o próprio Apóstolo estava tentando combater.

Além disso, o versículo seguinte também deixa muito clara a intenção do seu autor:

“… o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas…” (Cl 1:15-16).

Muitas vezes não notamos a importância das conjunções na Bíblia, mas aqui, o “pois” (hoti no grego) esclarece qualquer dúvida. 

Esse “pois” é uma conjunção explicativa, significando “porque”, “uma vez que”, “visto que”. 

Ele é o mais proeminente sobre toda criação “PORQUE nele foram criadas todas as coisas”.

Cristo não é só o mais importante como é a causa de toda a Criação

Portanto tentar alegar que Cristo foi criado por conta desse versículo é jogar no lixo toda a teologia paulina, todo o contexto da carta e todos os versos que cercam a frase.

A afirmação de Paulo não nega, mas concorda com toda a teologia das Escrituras.

Por isso é fundamental nunca tirarmos um versículo do seu contexto e sempre irmos a fundo para entender o seu significado. 

A Bíblia explica a Bíblia, e nesse caso não foi diferente.

Existe algum outro versículo que você tem dúvidas quanto ao seu significado? Se sim, compartilhe com a gente nos comentários que tentaremos ajudar você a compreender melhor as Escrituras a cada dia!

Não deixe também de seguir o Luzeiro no Instagram e acompanhar os nossos conteúdos!

Gostou do texto ? Compartilhe com seus amigos e familiares!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

22 thoughts on “Primogênito da Criação: O que significa? Jesus foi criado? Entenda!

    1. Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:
      (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
      *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!
      (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
      Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”
      (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..
      (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
      * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!
      Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!

      Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
      *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..
      Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.
      A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!
      Irmão de Jesus mas como?
      “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?
      ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
      Mas porque somos então irmãos de Cristo?
      “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.
      LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????
      Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?
      ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
      Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!
      ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..
      ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

      Outro Ponto para concluirmos e entendermos.

      – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
      (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

      (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
      Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

      Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

      (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
      Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
      Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

      (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

      (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
      Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

      1. Oi Cézar, pontos bem legais que você levantou aqui. Sempre bom podermos debater sobre o tema.

        Se você acredita que Jesus estava no princípio da criação, o que você acredita que ele é?

        Em nenhum momento a Bíblia diz que Jesus foi criado! Em Is 9, passagem que fala do nascimento do Messias, chama Jesus de Deus forte, Pai da Eternidade (verso citado no texto).

        Em Jo 1.1, o autor vai dizer que o “Verbo (Jesus) estava com Deus e ERA Deus”. Todas as coisas foram criadas por intermédio DELE, do VERBO.

        Paulo fala a mesma coisa em Colossenses, TUDO foi criado POR MEIO dele. Do VERBO, da Palavra dita por Deus. Primogênito aqui está no sentido de primazia, importância. No próprio contexto histórico Paulo está refutando pessoas que negavam a divindade de Jesus (mas isso já expliquei no texto).

        Ambos Cl 1 e Jo 1 estão remetendo à criação em Gênesis.

        No livro de Apocalipse, quando João adora o anjo o anjo diz “sou conservo teu, adora a Deus” (Ap 19). Quando o mesmo João adora Jesus, o Cristo aceita a sua adoração. Por que?

        A divindade de Jesus é tema recorrente. O Evangelho de João tem esse objetivo, não a toa ele começa AFIRMANDO que o VERBO ERA DEUS.

        Quando Tomé vê o Cristo ressurreto afirma: “Senhor meu e DEUS meu”. (Jo 20.28).

        Poderia ficar o dia todo falando sobre as passagens que afirmam a divindade do Cristo. Jesus era Deus, o Pai é Deus e o Espírito é Deus. Não a toa devemos batizar o seguidores no NOME (singular) do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

        Um Deus, três pessoas. A palavra não precisa estar na Bíblia para notarmos como sua essência permeia suas páginas.

        Deus é UM. Mas a mesma Bíblia afirma a divindade de Cristo. Ele NÃO foi criado.

        Em relação às demais passagens, todas referem-se ao relacionamento do Pai e do Filho. Existe um relacionamento entre os três e é isso que possibilita o nosso Deus SER amor.
        Como Deus amaria sem relacionamento? E Deus não depende da sua criatura para ser amor. Ele É.

        E é nesse relacionamento em que Pai, Filho e ES se revelam com suas funções distintas, mas o mesmo em essência.

        É claro que a Trindade é um conceito dificílimo de entender, com certeza jamais entenderemos o Ser de Deus por completo. Mas pensa bem, somos pó, Deus sustenta o Universo. Seríamos de fato capazes de entender plenamente o seu ser?
        Você conseguiria explicar o funcionamento do cérebro humano para um cavalo?

        A certeza que temos é que a Bíblia AFIRMA:

        Jesus e o Pai são pessoas diferentes
        Jesus é Deus. O Pai é Deus.
        Só existe UM Deus

        O homem não inventou a Trindade, simplesmente usou uma Palavra para tentar compreender a complexidade da natureza do Deus soberano revelado nas Escrituras.

        Deus o abençoe e obrigado pelo respeitoso debate! Tenho certeza que ouvirei mais de você! 😀

    1. Lamentavelmente teus argumentos embora bem articulafos são como a casa construida na areia fácil de colocar por terra. Essa narrativa é conhecida utilizada por aqueles que defendem essa doutrina pagã chamada “trindade”.

      Poderia aqui refutar todos os textos que vc utilizou para sustentar essa doutrina confusa. Porem vou me deter em apenas um texto e espero que tu consigas explicar.
      Apocalipse 1:1
      Começa assim:
      “1 REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual DEUS LHE DEU, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;”

      Se Jesus é mesmo DEUS porque mesmo depois de ressucitado, haviam coisas que ele desconhecia. Foi preciso o pai relevar a ele?

    2. Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:
      (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
      *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!
      (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
      Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”
      (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..
      (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
      * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!
      Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!

      Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
      *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..
      Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.
      A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!
      Irmão de Jesus mas como?
      “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?
      ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
      Mas porque somos então irmãos de Cristo?
      “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.
      LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????
      Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?
      ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
      Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!
      ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..
      ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

      Outro Ponto para concluirmos e entendermos.

      – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
      (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

      (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
      Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

      Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

      (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
      Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
      Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

      (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

      (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
      Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

  1. A Bíblia diz que Deus não morre…!!!, Jesus morreu,e foi ressuscitado por ele mesmo,três dias depois,? porque ele diz que o Pai é maior que ele,? Porque ele Ora para ele mesmo,? Porque ele se declara filho de Deus? Porque depois dos mil anos de seu governo ele vai entregar o Reino ao Pai? Porque ele diz ninguém vem a mim a menos que o Pai o atraia? Quem transferiu a a vida celestial dele para uma mulher,será que ele mesmo fez isso? Porque Jesus é o Primogênito da criação?

    1. Oi José Carlos, tudo bom?

      Cara, você fez excelentes perguntas e eu seria louco de querer responder a todas em apenas um comentário.
      Nosso blog ainda é recente, mas em breve espero ter um texto respondendo cada um desses ótimos questionamentos.

      Por enquanto, vou te direcionar da melhor forma que posso. Acredito que a maior parte das suas perguntas sejam respondidas com o entendimento do conceito da Trindade, ou seja, Deus é três pessoas em uma essência. É um conceito realmente de difícil compreensão.

      Indico para você um livro de um dos melhores teólogos de todos os tempos, R C Sproul, sobre o tema. Ele é bem curtinho e o ebook está de graça, atualmente, na Amazon:

      https://www.amazon.com.br/que-Trindade-Quest%C3%B5es-Cruciais-Livro-ebook/dp/B014WMM1G2

      Espero que tenha interesse em ler e que ele possa ajudar com suas dúvidas.

      Que o Senhor o abençoe e ilumine o nosso entendimento.

      Grande abraço!

  2. Simplesmente, sensacional. Uma análise sensata e uma hermenêutica irrepreensível! Grato pelo texto. Pena que o pessoal que vem retrucar, não refutam nenhuma de suas afirmações.

    1. Olá, irmão! Que benção ler o seu comentário. Sempre bom ver como a Bíblia explica a Bíblia.
      Que o Senhor o abençoe.

    2. Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:
      (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
      *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!
      (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
      Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”
      (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..
      (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
      * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!
      Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!

      Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
      *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..
      Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.
      A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!
      Irmão de Jesus mas como?
      “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?
      ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
      Mas porque somos então irmãos de Cristo?
      “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.
      LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????
      Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?
      ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
      Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!
      ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..
      ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

      Outro Ponto para concluirmos e entendermos.

      – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
      (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

      (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
      Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

      Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

      (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
      Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
      Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

      (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

      (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
      Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

  3. Lamentavelmente teus argumentos embora bem articulafos são como a casa construida na areia fácil de colocar por terra. Essa narrativa é conhecida utilizada por aqueles que defendem essa doutrina pagã chamada “trindade”.

    Poderia aqui refutar todos os textos que vc utilizou para sustentar essa doutrina confusa. Porem vou me deter em apenas um texto e espero que tu consigas explicar.
    Apocalipse 1:1
    Começa assim:
    “1 REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual DEUS LHE DEU, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;”

    Se Jesus é mesmo DEUS porque mesmo depois de ressucitado, haviam coisas que ele desconhecia. Foi preciso o pai relevar a ele?

    1. João 1:18 – Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que ESTÁ no seio do Pai, esse p fez revelar.
      João 14: 9: Quem vê a mim, vê o Pai.
      E para elucidar apocalipse 1:1 – E aquilo que ele VIU e ouviu, isso testifica. João 3:32
      Deus abençoe

      1. Olá Edgar, gostei do seu comentário.
        Os textos que vc utilizou como argumento são ótimos, e possuem um contexto que os explicam melhor ainda .

        A leitura de João 1:18 dá bem a entender que Jesus diz sobre sua posição de respeito e intimidade com o Pai, e ele é sim, maior que todos os seres criados.

        Em João 14:9, observe que Jesus ao dizer “quem vê a mim vê ao Pai”, denota ideia de que ele é a imagem do Pai, pois foi o “último adão”(1Cor 15:45), ou seja, o homem perfeito, aquele de igualdade com o homem feito “à imagem, conforme e semelhança [de Deus] “(Gên 1:26), que “é imagem do Deus invisível”(o referido texto principal do artigo), ora, algo que é imagem não é realmente a coisa que está refletida, mas sim, uma Idea fidedigna da mesma. Então quem vê Jesus, vê ao Pai, justamente por Jesus ser homem perfeito, assim como adão, formado à imagem de Deus, e refletir as mesmas qualidades do seu Pai com exatidão.
        Mas pense que podemos ler o próximo versículo (João 14:10) que diz “[…]estou no Pai, e o Pai está em mim[…]”, e alegar que “Jesus está no Pai e Este está nele” com a ideia de que as duas primeiras hipóstases da trindade são confirmadas, ou o unicismo é confirmado. Mas observe mais à frente no verso 20 (João 14:20), Jesus diz “[…]estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.”, ora, será que todos à quem Jesus dirigia suas palavras naquele momento, faziam, ou farão parte do Deus trino? Então ele não seria mais um Deus trino, e sim um poli Deus, não concorda? A compreensão mais lógica e simples para isto seria que Jesus em união com o Pai, é o mesmo que toda a congregação cristã (ou igreja) está unida, não nos fundimos corporalmente, mas estamos ligados pelo amor, que é o vínculo da perfeição(Col 3:14,15).
        Para fechar esta ideia, vamos observar mais à frente no verso 28 (João 14:28), Jesus continua a dizer “o Pai é maior do que eu.”. Podemos imaginar que é uma menção à “hierarquia trina”, onde os três estão em mesmo pé de poder, igualdade e soberania, mas possuem uma ordem “posicional” diferente, faz todo o “sentido”, de um olhar trinitarista, naturalmente e lógico, não faz o menor. Mas será que esta ordem “posicional” pode existir, ao passo que as três hipóstases subsistem em mesma quantidade de poder, importância e regência? Veja que esta ordem de Deus ser maior do que Jesus aparece em 1 Coríntios 11:3 , que diz: “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo.”, a ideia de que Deus é a cabeça (do grego: kephalé) de Cristo, tomando da ideia anterior, refere-se somente a ordem de “apresentação trina” das duas primeiras hipóstases, mas será que então não poderia valer para o homem, dado que a mesma expressão no original, usada para todas as personagens deste versículo? Poderia então o homem e a mulher ter uma participação na construção do Deus trino, juntamente com Jesus, e o Pai e o Espírito?
        Talvez o versículo anterior seja mais fácil de compreensão, vertido como na NTLH, assim: “Mas quero que entendam que Cristo tem autoridade sobre todo marido, que o marido tem autoridade sobre a esposa e que Deus tem autoridade sobre Cristo.”, veja esta é uma tradução trinitarista, mas verte a ideia de “cabeça” como “autoridade”, pode então, alguém exercer autoridade sobre outro, e ser igual à este?
        Ah, mas podemos pensar que a ideia de Deus neste verso, é a ideia do Deus trino formado por Cristo, onde Jesus é somente uma das três peças de Deus, juntamente com o Pai e o Espírito, logo, este Deus referido não é o mesmo Pai, apresentado anteriormente por Jesus, será mesmo?
        Veja que em Efésios 4:6 diz: “Um só Deus e Pai de todos, é sobre todos e por todos e em todos”, aqui a ideia de Deus é explicada como sendo “Deus e Pai”, não existe uma divisão ou ideia de tripartição de Deus, como contendo ou sendo formado pelo Pai, mas sim o Pai que é a ideia de Deus. Então, a ideia de que “o Pai é maior do que eu (Jesus) “, e que “Deus tem autoridade sobre Cristo “, é o mesmo que “Deus é maior do que Jesus”, e de que “o Pai tem autoridade sobre Cristo”, pois Deus (YHWH) é o Pai, assim como meu progenitor é meu Pai, possui um nome, profissão e me exerce autoridade.

        Quanto a João 3:32, a pré-existência de Jesus não está sendo discutida com o texto de Apocalipse 1:1, mas sim que Deus deu a Jesus a revelação, dado que em João 3:32, João, o batizador, falava do testemunho que Jesus estava dando, das coisas que ele viu e ouviu sim, do próprio Pai, mas no verso 34 (João 3:34), João afirma que “[…]aquele que Deus enviou, fala as palavras de Deus;[…]”, e este Jesus foi enviado por Deus (Gál 4:4).

        Espero sua resposta meu querido irmão, Deus abençoe você, e continue assim, procurando sempre defender a Deus na sua sinceridade.

        1. Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:

          (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
          *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!

          (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
          * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
          Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”

          (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..

          (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
          * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!

          Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!
          Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
          *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..

          Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.

          A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!

          Irmão de Jesus mas como?

          “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?

          ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”

          Mas porque somos então irmãos de Cristo?

          “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.

          LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????

          Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?

          ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)

          Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!

          ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..

          ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

          ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

          Outro ponto I

        2. Outro Ponto para concluirmos!

          – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
          (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

          (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
          Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

          Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

          (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
          Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
          Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

          (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

          (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
          Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

  4. Nunca tive duvidas a respeito disso, naquele momento era de grande avalia a primogenitura.o apóstolo Paulo ele engrandecem o Cristo e de forma temática para igreja do irmao de Paulo. Esse tema esta sendo analisado e debatido na igreja.

  5. Texto bonito e bem redigito mas com argumentos fracos e totalmente falhos, as passagens bíblicas informada para tentar sustentar a trindade, mais prova que ela não existe.

    So para nao se prolongar, um exemplo citado na matéria é Fp 2:5-11, mas fui ler e diz partes como:
    ‘Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus’ Ou seja, aqui vimos que são 2 pessoas diferentes e que Jesus não quis usurpar e ser igual ao pai dele.

    ‘Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;’ Ou seja, o pai o exaltou depois, ele nao tinha esse poder antes de ter cumprido o sacrificio na terra, o que mais uma vez prova que são pessoas diferentes.

  6. João 1:18 – Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que ESTÁ no seio do Pai, esse p fez revelar.
    João 14: 9: Quem vê a mim, vê o Pai.
    E para elucidar apocalipse 1:1 – E aquilo que ele VIU e ouviu, isso testifica. João 3:32
    Deus abençoe

Deixe uma resposta

LUZEIRO-logo

Rua Jornalista Djalma Andrade, 1350
Belvedere, Belo Horizonte – MG
30320-540
www.crerepensar.com.br

Rua Jornalista Djalma Andrade, 1350
Belvedere, Belo Horizonte – MG
30320-540
www.cczs.org.br