Crer e Pensar

Primogênito da Criação: árvore da vida e a luz. Representando que Jesus não foi criado. Primogênito da Criação: árvore da vida e a luz. Representando que Jesus não foi criado.

Primogênito da Criação: O que significa? Jesus foi criado? Entenda!


8 minutos para ler

A afirmação mais importante, o alicerce, a pedra angular da Fé Cristã, é que Jesus Cristo é Deus.

Porém, existe uma passagem na Bíblia que pode gerar dúvidas em relação a essa afirmação. Ela se encontra na Carta de Paulo aos Colossenses, no capítulo 1, versículo 15:

“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação…”

Se Jesus é Deus, como ele pode ter sido criado? É isso que essa expressão de Paulo, de fato, quer dizer?

Algumas pessoas e religiões — como os Testemunhas de Jeová — utilizam esse versículo para confrontar a afirmação: Jesus é Deus.

Neste post vamos entender se Jesus foi ou não criado e o verdadeiro significado da expressão do Apóstolo Paulo.

Para entendermos como a expressão não tem nada de contrária à Fé Cristã, primeiro vamos entender se a Bíblia diz que Jesus foi criado. Entendendo todo o contexto das escrituras, teremos uma visão mais clara do que Paulo está dizendo.

Jesus foi criado ou sempre existiu?

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… e o Verbo se fez carne e habitou entre nós…” (Jo 1:1-14)

É assim que o Apóstolo João começa a narrativa do seu Evangelho. Referindo-se a Jesus como o Verbo, a Palavra de Deus, que não só existia desde a eternidade, como era Deus.

Um dos objetivos de João era combater heresias da época que negavam a divindade de Cristo.

Por isso, João escreve esse prólogo maravilhoso em seu Evangelho, remetendo à criação do Mundo em Gênesis, onde Deus cria todas as coisas por meio da sua Palavra.

“Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” (Gn 1:3). É essa palavra, o Verbo que cria todas as coisas, que estava com Deus na criação.

Esse Verbo é o próprio Jesus.

E o Evangelho de João não é o único livro que aponta para a existência eterna de Jesus:

  • No livro de Apocalipse ele é o “Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13:8)
  • Para o profeta Isaías ele é o “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9:6)
  • Paulo diz na carta à igreja de Filipos que Jesus é Deus (logo, eterno) que se esvaziou e assumiu a forma de homem (Fp 2:5-11)
  • Em outra carta, aos romanos, Paulo escreve que “dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas” (Rm 11:36)
  • Na carta aos colossenses, Paulo diz que “nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra…” (Cl 1:16)
  • E o próprio Cristo alega a sua eternidade ao afirmar que “antes que Abraão existisse, EU SOU (nome usado por Deus ao se apresentar para Moisés)” (Jo 8:58)

A partir desses poucos versículos podemos ver como é consenso entre os autores Bíblicos que Jesus Cristo é Eterno, ele é Deus e portanto nunca foi criado. ELE É!

Isso não explica o que Paulo quis dizer no versículo tema deste texto. Porém, é usando toda a base bíblica que conseguiremos entender o escrito paulino.

O objetivo da carta de Paulo aos Colossenses

Paulo escreve a carta aos Colossenses após receber a visita do seu amado irmão Epafras. 

Epafras é o fundador da igreja de Colossos e provavelmente da de Laodicéia também. Paulo nunca havia visitado estas igrejas.

A partir da visita Paulo descobre que a igreja está sendo pressionada por doutrinas heréticas de duas naturezas: 

  • Judaizantes: que colocavam um peso de salvação no cumprimento da Lei.
  • Gnósticos: embora o termo só surgiu no século II, a doutrina já contaminava as igrejas, negando a divindade de Cristo, uma vez que a matéria é ruim e Deus jamais encarnaria.

E é para combater essas heresias, principalmente, que Paulo escreve a carta. No primeiro capítulo, Paulo escreve um belo poema entre os versículos 15-20, afirmando a divindade de Cristo.

Portanto, é exatamente combatendo a ideia de Cristo não ser Deus que Paulo utiliza o termo discutido. 

O que então ele quis dizer?

O que significa Primogênito da Criação 

Não é segredo para ninguém que a palavra primogênito significa “o que veio primeiro”. Em uma família com 3 filhos, o primogênito é o mais velho deles.

Porém, esse não é o único significado da palavra. O termo usado por Paulo é palavra grega prototokos, que de fato significa aquele que veio primeiro, mas também refere-se à proeminência quanto a posição.

Na carta aos Hebreus, o autor utiliza o termo para mostrar como até os anjos adoram o Primogênito, referindo-se à sua posição, relevância e título (Hb 1:6).

Já na carta de Paulo aos Romanos, o termo é utilizado para mostar a proeminência de Cristo sobre todos os seus irmãos adotados por meio dele (Rm 8:29).

Quando Paulo refere-se a Cristo como o Primogênito da criação, quer dizer então que Cristo é mais importante e proeminente em relação a toda criatura.

Além disso, Cristo é chamado em Hebreus e no Evangelho de João de filho Unigênito do Pai. Distinguindo a sua natureza de todos os outros filhos adotados, que somos nós.

Vamos entender melhor a importância e o sentido da Primogenitura:

Primogenitura na Bíblia

O termo é extremamente relevante em toda a Escritura e desde o antigo testamento podemos ver ele se referindo não apenas a vir primeiro, como também a um direito, um título.

Vamos ver alguns exemplos:

Jacó e Esaú

Na famosa história entre os dois irmãos, Jacó suborna Esaú pelo seu direito de primogenitura. 

Se esse direito representasse apenas quem nasceu primeiro, seria impossível que ele deixasse de ser de Esaú. 

Ainda assim, quem concede o direito é o próprio Deus, “que amou Jacó, porém aborreci a Esaú” (Ml 1:2)

A proeminência entre os filhos de Isaque foi de Jacó. É dele que descende o Messias, são dele as 12 tribos que formam a nação de Israel.

Manassés e Efraim

Outro exemplo de primogenitura para o filho mais novo acontece com os dois filhos de José.

Quando vão receber a benção de seu avô, Israel, José posiciona o primogênito (mais velho) sob a mão direita e o mais novo sob a mão esquerda de Jacó.

Porém, o Patriarca inverte as suas mãos. Pensando ser por conta da sua cegueira (já era avançado em idade), José corrige o pai, que logo afirma: “o seu irmão menor será maior do que ele” (Gn 48:19).

Ali fica clara a proeminência de Efraim sobre o seu irmão mais velho Manassés.

Israel, primogênita entre as nações

Outro exemplo pode ser visto quando Deus, por meio do profeta Jeremias, refere-se à Efraim (Israel) como a primogênita dentre as nações.

Israel não é a primeira nação a surgir na Bíblia, porém é a primeira a ser escolhida e tinha proeminência sobre todas as demais nações no Antigo Testamento.

O valor da primogenitura

É importante destacar também como na época a primogenitura era extremamente relevante.

Quem possuía o direito era responsável pelo nome, herança e responsável pelo futuro do seu clã (família). Na época o clã tinha um valor muito maior que o indivíduo. É visível pela importância de ser “filho de Davi” ou “filhos de Abraão”.

Isso também é evidenciado na Páscoa, quando os primogênitos do Egito morrem. O que mostrou a impotência dos deuses do Egito em proteger o herdeiro, o mais proeminete, dos clãs.

Jesus, Senhor sobre a Criação

Portanto fica claro como Paulo nunca quis dizer que Jesus foi criado, mas referia-se ao valor imensuravelmente superior de Jesus sobre toda a criação.

Alegar que Cristo foi criado seria concordar com a heresia que o próprio Apóstolo estava tentando combater.

Além disso, o versículo seguinte também deixa muito clara a intenção do seu autor:

“… o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas…” (Cl 1:15-16).

Muitas vezes não notamos a importância das conjunções na Bíblia, mas aqui, o “pois” (hoti no grego) esclarece qualquer dúvida. 

Esse “pois” é uma conjunção explicativa, significando “porque”, “uma vez que”, “visto que”. 

Ele é o mais proeminente sobre toda criação “PORQUE nele foram criadas todas as coisas”.

Cristo não é só o mais importante como é a causa de toda a Criação

Portanto tentar alegar que Cristo foi criado por conta desse versículo é jogar no lixo toda a teologia paulina, todo o contexto da carta e todos os versos que cercam a frase.

A afirmação de Paulo não nega, mas concorda com toda a teologia das Escrituras.

Por isso é fundamental nunca tirarmos um versículo do seu contexto e sempre irmos a fundo para entender o seu significado. 

A Bíblia explica a Bíblia, e nesse caso não foi diferente.

Existe algum outro versículo que você tem dúvidas quanto ao seu significado? Se sim, compartilhe com a gente nos comentários que tentaremos ajudar você a compreender melhor as Escrituras a cada dia!

Não deixe também de seguir o Luzeiro no Instagram e acompanhar os nossos conteúdos!

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Posts relacionados

113 Comentários em “Primogênito da Criação: O que significa? Jesus foi criado? Entenda!

    1. Esse Cézar esta tirando as passagens fora de contexto,pois usa versículos isolados para confundir os incautos e desavisados.e pior,estar a corrigir os apóstolo paulo.tenho que ri com esse camarada que não sabe de grego koiné e hebraico que são as linguas originais.e quer corrigir o autor BÍBLICO!
      Ele deve ser t.j.!
      Os testrmunhas de Jeová não aguentam conversar comigo,pois a primeira pergunta que os faço-já cmparou a tradução novo mundo com os manunscritos originais,todos falam-não.
      Isso é porque não conhece grego koiné e hebraico(se conhecessem,eles abandonariam essa falsa doutrina.
      L

      1. Lamento em lhe desapontar meu nobre, mas os manuscritos originais “hebraico e grego”, não existem mais. A maioria das Bíblias que se dizem moderninhas tipo: Almeida R.A, NVI, RKJ, etc…, são cópias dos recentes manuscritos copiados por clérigos a partir do 3° século. Esses mesmo, introduziram suas crenças e opiniões segundo seus costumes eclesiásticos para dar poder à palavra segundo seus próprios conceitos teológicos. Vieram mais tarde os protestantes querendo fugir da escravidão apostólicas e misturaram seus novos conceitos pagãos aos que já existiam. Estão surgiu o pentecostalismo e o Neo- pentecostalismo que nada mais são que ramificações do cristianismo católico antigo. Pesquise antes de falar besteira!

    2. Esse Cézar esta tirando as passagens fora de contexto,pois usa versículos isolados para confundir os incautos e desavisados.e pior,estar a corrigir os apóstolo paulo.tenho que ri com esse camarada que não sabe de grego koiné e hebraico que são as linguas originais.e quer corrigir o autor BÍBLICO!
      Ele deve ser t.j.!
      Os testrmunhas de Jeová não aguentam conversar comigo,pois a primeira pergunta que os faço-já cmparou a tradução novo mundo com os manunscritos originais,todos falam-não.
      Isso é porque não conhece grego koiné e hebraico(se conhecessem,eles abandonariam essa falsa doutrina.
      L

      1. Lamento em lhe desapontar meu nobre, mas os manuscritos originais “hebraico e grego”, não existem mais. A maioria das Bíblias que se dizem moderninhas tipo: Almeida R.A, NVI, RKJ, etc…, são cópias dos recentes manuscritos copiados por clérigos a partir do 3° século. Esses mesmo, introduziram suas crenças e opiniões segundo seus costumes eclesiásticos para dar poder à palavra segundo seus próprios conceitos teológicos. Vieram mais tarde os protestantes querendo fugir da escravidão apostólica Romana e misturaram seus novos conceitos pagãos aos que já existiam. Estão surgiu o pentecostalismo e o Neo- pentecostalismo que nada mais são que ramificações do cristianismo católico antigo. Pesquise antes de falar besteira!

    1. Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:
      (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
      *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!
      (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
      Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”
      (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..
      (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
      * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!
      Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!

      Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
      *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..
      Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.
      A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!
      Irmão de Jesus mas como?
      “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?
      ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
      Mas porque somos então irmãos de Cristo?
      “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.
      LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????
      Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?
      ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
      Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!
      ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..
      ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

      Outro Ponto para concluirmos e entendermos.

      – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
      (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

      (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
      Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

      Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

      (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
      Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
      Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

      (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

      (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
      Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

      1. Oi Cézar, pontos bem legais que você levantou aqui. Sempre bom podermos debater sobre o tema.

        Se você acredita que Jesus estava no princípio da criação, o que você acredita que ele é?

        Em nenhum momento a Bíblia diz que Jesus foi criado! Em Is 9, passagem que fala do nascimento do Messias, chama Jesus de Deus forte, Pai da Eternidade (verso citado no texto).

        Em Jo 1.1, o autor vai dizer que o “Verbo (Jesus) estava com Deus e ERA Deus”. Todas as coisas foram criadas por intermédio DELE, do VERBO.

        Paulo fala a mesma coisa em Colossenses, TUDO foi criado POR MEIO dele. Do VERBO, da Palavra dita por Deus. Primogênito aqui está no sentido de primazia, importância. No próprio contexto histórico Paulo está refutando pessoas que negavam a divindade de Jesus (mas isso já expliquei no texto).

        Ambos Cl 1 e Jo 1 estão remetendo à criação em Gênesis.

        No livro de Apocalipse, quando João adora o anjo o anjo diz “sou conservo teu, adora a Deus” (Ap 19). Quando o mesmo João adora Jesus, o Cristo aceita a sua adoração. Por que?

        A divindade de Jesus é tema recorrente. O Evangelho de João tem esse objetivo, não a toa ele começa AFIRMANDO que o VERBO ERA DEUS.

        Quando Tomé vê o Cristo ressurreto afirma: “Senhor meu e DEUS meu”. (Jo 20.28).

        Poderia ficar o dia todo falando sobre as passagens que afirmam a divindade do Cristo. Jesus era Deus, o Pai é Deus e o Espírito é Deus. Não a toa devemos batizar o seguidores no NOME (singular) do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

        Um Deus, três pessoas. A palavra não precisa estar na Bíblia para notarmos como sua essência permeia suas páginas.

        Deus é UM. Mas a mesma Bíblia afirma a divindade de Cristo. Ele NÃO foi criado.

        Em relação às demais passagens, todas referem-se ao relacionamento do Pai e do Filho. Existe um relacionamento entre os três e é isso que possibilita o nosso Deus SER amor.
        Como Deus amaria sem relacionamento? E Deus não depende da sua criatura para ser amor. Ele É.

        E é nesse relacionamento em que Pai, Filho e ES se revelam com suas funções distintas, mas o mesmo em essência.

        É claro que a Trindade é um conceito dificílimo de entender, com certeza jamais entenderemos o Ser de Deus por completo. Mas pensa bem, somos pó, Deus sustenta o Universo. Seríamos de fato capazes de entender plenamente o seu ser?
        Você conseguiria explicar o funcionamento do cérebro humano para um cavalo?

        A certeza que temos é que a Bíblia AFIRMA:

        Jesus e o Pai são pessoas diferentes
        Jesus é Deus. O Pai é Deus.
        Só existe UM Deus

        O homem não inventou a Trindade, simplesmente usou uma Palavra para tentar compreender a complexidade da natureza do Deus soberano revelado nas Escrituras.

        Deus o abençoe e obrigado pelo respeitoso debate! Tenho certeza que ouvirei mais de você! 😀

        1. A Bíblia ensina que o VERBO se fez CARNE (Jesus), e não que Jesus se fez CARNE! A unção que sempre existiu com Deus, que por intermédio dela, Deus criou todas as coisas, HABITOU em um VENTRE HUMANO, essa criança ao nascer recebeu o nome de JESUS! O que sempre EXISTIU junto com Deus, era esse receptor, da MESMA NATUREZA de Deus, separado (gerado pelo próprio Deus) para servir a Deus. Essa unção, esse receptor, VERBALIZAVA, DESCODIFICAVA, TRADUZIA, os seus sentimentos, pensamentos em CRIAÇÕES, sejam elas invisíveis ou físicas, palpáveis. Basicamente expressava as ideias de Deus.

          No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo SE FEZ CARNE, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:1, 14

          Por isso, ENTRANDO NO MUNDO, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas CORPO ME PREPARASTE; Hebreus 10:5

        2. No livro de Hebreus 1 : O propio Deus o Pai Chama Jesus de Deus e Criador.outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem.
          E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
          Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
          Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiuCom óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
          E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.

          Hebreus 1:6-10

        3. Deus se Fez Carne!!!
          1 Tim 3:16
          Emanuel Deus conosco!!
          Mat 1:28
          Deus criador!!!
          João 1:1 a 3 ,10
          DEUS O PAI O CHAMA DE DEUS E CRIADOR
          HEBREUS 1
          Sempre foi Deus. Tinha o corpo de Deus!!!
          Fipenses 2: 5 a 9
          Toda a plenitude da divindade!!!
          Colossences 2:9
          Sempre foi o mesmo e o será eternamente!!!
          Romanos 13:8

        4. Amado creio eu que foi uma Trinidade .sobre a criação do homem .
          Sobre Jesus creio que já existia desde o primórdio .
          Diz a palavra que o espírito no início de tudo já andava sobre as águas.
          Creio eu que Deus falava com seu filho no primórdio na criação.
          Posso estar enganado porém tem várias passagens que pode afirmar essa teoria minha .
          Muito obg pelo seu conhecimento .

        5. Você entram em debates por um detalhe muito simples, é que um acha que pelo fato de Jesus ter sido criado ele é menor que DEUS, esta concepção de a criatura ser menor que o criador é humana, Apocalipse diz que Jesus é o principio da criação de Deus, ( Não tem como negar isso ) Deus é o único ser que tem poder de criar algo ou alguém, semelhante a ELE mesmo, no tempo, na existência ( Eternidade ), no poder, na Santidade, só pra tentar explicar em forma alegoria, como se Deus duplicasse Ele mesmo, e este segundo ser chamou de Filho. É só isso e nada mais.

          1. Uau…justamente assim que penso Clayton! Excelente as suas colocações….e só para acrescentar tem este versículo: ” Assim como o Pai tem vida em Si mesmo, assim também Deu ao filho ter vida em si mesmo” João 5:26
            _Observe que o Pai deu ao filho( Jesus) esse poder!! A oração de Jesus no livro de João cap.17 , é algo simplesmente maravilhoso e revelador, observa-se quão Profundo é cada palavra dessa oração.
            “Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci”

          2. Perfeito, é isso e pronto.
            Também não entendo essa discussão toda. As palavras são simples claras objetiva Deus criador,Jesus salvador filho de Deus.

      2. Agora sei o proposito que Paulo estava combatendo essa heresia nas igrejas. Vejo muita teoria e versiculos pré programados que não chegam a lugar nenhum a não ser defender correntes difundidas por meio de uma religião. Se for feito uma analise mais coerente e concisa a respeito da natureza de Jesus certamente o confronto viria. Não vem para a luz da verdade a fim de não serem repreendidos por isso é mais confortavel usar um oculos verde da religião fazendo olhar p a biblia e ver programado todo o verde que a religião imputou ao longo dos anos. Os TJs são uma pedra de tropeço no reino de Deus.

        1. Você deveria, my brother, ficar quietinho e procurar aprender sem criticar religião A, B ou C. Mas eu acho que realmente um cavalos não entenderia como funciona o cérebro humano. À saber, a bíblia se responde se você buscar o entendimento comparando casos e situações. Jesus não veio aqui representar, fingir, enganar… Ele veio a pedido do pai, ao qual chegou a implorar …”passe de mim esse cálice”… Em resumo : com entendimento você não precisa dissociar o que Paulo disse com o que Jesus falou. Jesus é o filho de Deus e filho é criador. Jesus é o primogênito de toda a criação. Bons estudos, Duarte.

          1. De fato as tjs não são tropeço, senão para elas mesmas. O VERBO era Deus. Este VERBO se fez CARNE. Ele é Emanuel que quer dizer DEUS CONOSCO e não ‘o filho de Deus conosco’. Ele é o Criador, assim como o Pai, pois SEM ELE o Pai não criou NADA. Ele é o Primogênito não por ser o primeiro ser criado, MAS PQ TEM PROEMINÊNCIA SOBRE TODAS AS COISAS que ele mesmo criou. Ele tem TODO PODER nos céus e na Terra 🌎. Logo, Ele é o TODO PODEROSO. Enfim, O VERBO estava com Deus e Era Deus.

        2. O versículo deste tema (Primogênito), não quer dizer; primeiro como que por uma ordem de primeiro, segundo, terceiro e etc. mas sim, como o primeiro de Tudo e de Todas as coisas…

      3. No livro de Hebreus 1 : O propio Deus o Pai Chama Jesus de Deus e Criador.outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem.
        E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
        Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
        Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiuCom óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
        E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.

        Hebreus 1:6-10

      4. Primogênito, unigênito de Deus “o primeiro filho”, único filho, Primogênito de de toda a criação, (a primeira criação ante tudo)

        1. Acho que vc estuda as doutrinas da TJs, pra falar que Jesus Cristo é criado, me espanto que o apóstolo João e Paulo e outros apóstolos afirmaram que Jesus Cristo é Deus e vem vc duvidar dos discípulos de Deus desta afirmação…. Ninguém vem a Deus a não ser por Jesus Cristo, então toda sua sabedoria não interessa ao Senhor, todas as criaturas terão que se ajoelhar perante Cristo Jesus, e dizer Senhor soberano do universo, para a glória de Deus pai

      5. A paz do eterno sobre nossa vida.
        Irmão ótima explanação. Lembremos q Cristo chama o Criador de Pai Ele Cristo é imagem do Pai invisível. Ambos tem o msm Espírito q vem 100%do PAI. Jesus qndo aqui esteve foi bem claro q o PAI é maior q Ele . Certa vez ele disse pq dizes q sou bom só um é bom aquele q me enviou . Paulo diz q Geande mistério é sobre Cristo e a igreja a passagem : Deixará Pai (Criador ELOHIN gênero masculino p Deus) e Mãe (RUACH gênero feminino p Deus Espírito) e se unirá a Mulher (igreja). Ou seja . Jesus é filho veja pela parabola do fazendeiro. Ali ver claramente o filho q foi morto mas o Pai virar julgar . O Espírito q hábito no Pai habita no filho e na Mulher igreja no livro de Hebreus temos acesso às regiões celestiais por causa do filho. Estufando sobre casamento judaico vemos q o noivo depois de ficar noivo assim cm Cristo fez pagando o dote caro cm o costume do casamento judaico Ele deu sua vida pela noiva depois do noivado ele volta p casa do Pai p fazer sua casa p buscar a noiva .( Jesus voltou p casa Celeste), E pelo costume somente o Pai do noivo pode dizer ao noivo qndo ele pode vir buscar a noiva a tradição diz q são de 2 anos mas somente o Pai do noivo diz quando é a noiva tem q se preparar p o casamento seu enxoval etc. (Lembra da parabola das 10 virgens) a palavra diz q 1dia p Deus são cm 1000 anos p nós Oi seja 2mil anos já passaram ele está as portas do Pai manda lo buscar a noiva.

        1. Todas as coisas foram criadas pela Palavra, e a Palavra ou Verbo é Jesus Cristo, só Deus pode criar todas as coisas…Ele é a causa de todas as coisas criadas, é o Primeiro em tudo.. é o EU SOU da bíblia

      6. Corretíssimo e só um adendo, pegue a manuscrita original da bíblia mais antiga que se tem notícia que é a septuaginta grega que é a biblia original que existia entre secula 3 AC e 1 DC e verá que que o criador se chama YHWH que é diferente de Jesus(Yeshua), quando diz ‘SENHOR disse ao meu senhor’ na verdade é YHWH dizendo a Yeshua/Yehoshua.

        Por fim, YESHUA significa literalmente YHWH é salvação.

        “A antiguidade e legitimidade do Tetragrama como O Nome de Deus para os judeus pode ser comprovada na conceituada tradução para o grego da Bíblia Hebraica, chamada Septuaginta Grega, onde o Tetragrama aparece escrito em hebraico arcaico ou páleo-hebraico. Foram encontrados em fragmentos de cópias primitivas da LXX (Papiro LXX Lev. b, Caverna n.º 4 de Qumran, datado como sendo do Século I a.C.) onde o Tetragrama YHWH’ é representado em letras gregas (Levítico 3:12; 4:27). Estudos revelam que apenas em cópias posteriores da Septuaginta Grega, datadas do final do Século I d.C. em diante, os copistas começaram a substituir o Tetragrama YHWH por Kýrios, que significa SENHOR (em letras maiúsculas) e por Theós, que significa Deus. Foi devido a isto, a razão de YHWH ter desaparecido graficamente do texto do Novo Testamento em algumas traduções bíblicas.”

        ”Yehosha ou Yehoshua – que significa “Deus Salva” (YHWH+sha)(Yeho+sha), sendo Yeho(יהו)um redutivo do tetragrama divino + Shá(שע) um redutivo da raiz verbal salvar (ישע).”

      7. Acho que vc estuda as doutrinas da TJs, pra falar que Jesus Cristo é criado, me espanto que o apóstolo João e Paulo e outros apóstolos afirmaram que Jesus Cristo é Deus e vem vc duvidar dos discípulos de Deus desta afirmação…. Ninguém vem a Deus a não ser por Jesus Cristo, então toda sua sabedoria não interessa ao Senhor.

        1. então porque cristo orava para o pai em antes de realizar os milagres ? só nessa parte está tudo explicado !

    2. Excelente e fundamentada explicação sobre a individualidade de Deus e Jesus, não obstante a unicidade entre ambos e até conosco a medida que nos santifiquemos.
      Estou começando a conhecer Deus e principalmente Jesus agora.
      Ainda estou muito confusa sobre o Espírito Santo.
      Você poderia me ajudar a entender quem Ele é e como poderei reconhecê-lo?
      Muita gratidão pelo compartilhamento dos seus conhecimentos.
      Abraços;
      Regina Valverde

      1. Eu sou Testemunha de Jeová, e gostaria de te ajudar a explicar sobre o espírito Santo, se é o que: o espírito Santo é a força ativa de Deus, Jeová e com essa força que ele criou todas essas coisas junto com o seu filho primogénito, Jesus Cristo

    1. Lamentavelmente teus argumentos embora bem articulafos são como a casa construida na areia fácil de colocar por terra. Essa narrativa é conhecida utilizada por aqueles que defendem essa doutrina pagã chamada “trindade”.

      Poderia aqui refutar todos os textos que vc utilizou para sustentar essa doutrina confusa. Porem vou me deter em apenas um texto e espero que tu consigas explicar.
      Apocalipse 1:1
      Começa assim:
      “1 REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual DEUS LHE DEU, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;”

      Se Jesus é mesmo DEUS porque mesmo depois de ressucitado, haviam coisas que ele desconhecia. Foi preciso o pai relevar a ele?

        1. Isso Mesmo: Apocalipse é a Revelação da Pessoa de CRISTO. João está recebendo a Revelação não mais de JESUS HUMILHADO, mas a Revelação de JESUS em sua Glória…

      1. Todas as coisas foram criadas pela Palavra, e a Palavra ou Verbo é Jesus Cristo, só Deus pode criar todas as coisas…Ele é a causa de todas as coisas criadas, é o Primeiro em tudo.. é o EU SOU da bíblia

    2. Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:
      (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
      *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!
      (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
      Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”
      (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..
      (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
      * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!
      Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!

      Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
      *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..
      Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.
      A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!
      Irmão de Jesus mas como?
      “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?
      ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
      Mas porque somos então irmãos de Cristo?
      “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.
      LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????
      Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?
      ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
      Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!
      ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..
      ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

      Outro Ponto para concluirmos e entendermos.

      – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
      (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

      (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
      Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

      Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

      (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
      Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
      Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

      (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

      (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
      Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

      1. Cezar, excelente e fundamentada explicação sobre a individualidade de Deus e Jesus, não obstante a unicidade entre ambos e até conosco a medida que nos santifiquemos.
        Estou começando a conhecer Deus e principalmente Jesus agora.
        Ainda estou muito confusa sobre o Espírito Santo.
        Você poderia me ajudar a entender quem Ele é e como poderei reconhecê-lo?
        Muita gratidão pelo compartilhamento dos seus conhecimentos.
        Abraços;
        Regina Valverde

    3. E esse argumento humano, tira a divindade de Jesus Cristo ?o Senhor Jesus Cristo é o soberano que arrebatara sua IGREJA da terra para reinar com ele.

    4. Jesus Cristo é o Soberano do Universo….o Princípio não começa com a formação da terra….nos não termos condições de imaginar o poder de Jesus Cristo, pois ele É o EU SOU , as TJS estão perdidas porque não creram em Jesus Cristo é só estudar o evangelho.

  1. A Bíblia diz que Deus não morre…!!!, Jesus morreu,e foi ressuscitado por ele mesmo,três dias depois,? porque ele diz que o Pai é maior que ele,? Porque ele Ora para ele mesmo,? Porque ele se declara filho de Deus? Porque depois dos mil anos de seu governo ele vai entregar o Reino ao Pai? Porque ele diz ninguém vem a mim a menos que o Pai o atraia? Quem transferiu a a vida celestial dele para uma mulher,será que ele mesmo fez isso? Porque Jesus é o Primogênito da criação?

    1. Oi José Carlos, tudo bom?

      Cara, você fez excelentes perguntas e eu seria louco de querer responder a todas em apenas um comentário.
      Nosso blog ainda é recente, mas em breve espero ter um texto respondendo cada um desses ótimos questionamentos.

      Por enquanto, vou te direcionar da melhor forma que posso. Acredito que a maior parte das suas perguntas sejam respondidas com o entendimento do conceito da Trindade, ou seja, Deus é três pessoas em uma essência. É um conceito realmente de difícil compreensão.

      Indico para você um livro de um dos melhores teólogos de todos os tempos, R C Sproul, sobre o tema. Ele é bem curtinho e o ebook está de graça, atualmente, na Amazon:

      https://www.amazon.com.br/que-Trindade-Quest%C3%B5es-Cruciais-Livro-ebook/dp/B014WMM1G2

      Espero que tenha interesse em ler e que ele possa ajudar com suas dúvidas.

      Que o Senhor o abençoe e ilumine o nosso entendimento.

      Grande abraço!

      1. Me desculpa André Mousinho, o outro disse a verdade e vc vem refuta? Jesus Cristo é sim o filho de Deus e foi criado por Deus e foi a primeira criação antes de todas outras coisas existirem

    2. Corrigindo José, ninguem vem a pai se não por mim.
      Ou seja, ninguem chama ao pai se não for por meu nome.

    3. Isso Mesmo: Apocalipse é a Revelação da Pessoa de CRISTO. João está recebendo a Revelação não mais de JESUS HUMILHADO, mas a Revelação de JESUS em sua Glória…

  2. Simplesmente, sensacional. Uma análise sensata e uma hermenêutica irrepreensível! Grato pelo texto. Pena que o pessoal que vem retrucar, não refutam nenhuma de suas afirmações.

    1. Olá, irmão! Que benção ler o seu comentário. Sempre bom ver como a Bíblia explica a Bíblia.
      Que o Senhor o abençoe.

    2. Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:
      (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
      *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!
      (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
      Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”
      (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..
      (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
      * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!
      Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!

      Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
      *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..
      Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.
      A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!
      Irmão de Jesus mas como?
      “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?
      ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
      Mas porque somos então irmãos de Cristo?
      “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.
      LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????
      Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?
      ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
      Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!
      ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..
      ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

      Outro Ponto para concluirmos e entendermos.

      – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
      (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

      (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
      Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

      Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

      (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
      Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
      Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

      (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

      (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
      Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

  3. Lamentavelmente teus argumentos embora bem articulafos são como a casa construida na areia fácil de colocar por terra. Essa narrativa é conhecida utilizada por aqueles que defendem essa doutrina pagã chamada “trindade”.

    Poderia aqui refutar todos os textos que vc utilizou para sustentar essa doutrina confusa. Porem vou me deter em apenas um texto e espero que tu consigas explicar.
    Apocalipse 1:1
    Começa assim:
    “1 REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual DEUS LHE DEU, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;”

    Se Jesus é mesmo DEUS porque mesmo depois de ressucitado, haviam coisas que ele desconhecia. Foi preciso o pai relevar a ele?

    1. João 1:18 – Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que ESTÁ no seio do Pai, esse p fez revelar.
      João 14: 9: Quem vê a mim, vê o Pai.
      E para elucidar apocalipse 1:1 – E aquilo que ele VIU e ouviu, isso testifica. João 3:32
      Deus abençoe

      1. Olá Edgar, gostei do seu comentário.
        Os textos que vc utilizou como argumento são ótimos, e possuem um contexto que os explicam melhor ainda .

        A leitura de João 1:18 dá bem a entender que Jesus diz sobre sua posição de respeito e intimidade com o Pai, e ele é sim, maior que todos os seres criados.

        Em João 14:9, observe que Jesus ao dizer “quem vê a mim vê ao Pai”, denota ideia de que ele é a imagem do Pai, pois foi o “último adão”(1Cor 15:45), ou seja, o homem perfeito, aquele de igualdade com o homem feito “à imagem, conforme e semelhança [de Deus] “(Gên 1:26), que “é imagem do Deus invisível”(o referido texto principal do artigo), ora, algo que é imagem não é realmente a coisa que está refletida, mas sim, uma Idea fidedigna da mesma. Então quem vê Jesus, vê ao Pai, justamente por Jesus ser homem perfeito, assim como adão, formado à imagem de Deus, e refletir as mesmas qualidades do seu Pai com exatidão.
        Mas pense que podemos ler o próximo versículo (João 14:10) que diz “[…]estou no Pai, e o Pai está em mim[…]”, e alegar que “Jesus está no Pai e Este está nele” com a ideia de que as duas primeiras hipóstases da trindade são confirmadas, ou o unicismo é confirmado. Mas observe mais à frente no verso 20 (João 14:20), Jesus diz “[…]estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.”, ora, será que todos à quem Jesus dirigia suas palavras naquele momento, faziam, ou farão parte do Deus trino? Então ele não seria mais um Deus trino, e sim um poli Deus, não concorda? A compreensão mais lógica e simples para isto seria que Jesus em união com o Pai, é o mesmo que toda a congregação cristã (ou igreja) está unida, não nos fundimos corporalmente, mas estamos ligados pelo amor, que é o vínculo da perfeição(Col 3:14,15).
        Para fechar esta ideia, vamos observar mais à frente no verso 28 (João 14:28), Jesus continua a dizer “o Pai é maior do que eu.”. Podemos imaginar que é uma menção à “hierarquia trina”, onde os três estão em mesmo pé de poder, igualdade e soberania, mas possuem uma ordem “posicional” diferente, faz todo o “sentido”, de um olhar trinitarista, naturalmente e lógico, não faz o menor. Mas será que esta ordem “posicional” pode existir, ao passo que as três hipóstases subsistem em mesma quantidade de poder, importância e regência? Veja que esta ordem de Deus ser maior do que Jesus aparece em 1 Coríntios 11:3 , que diz: “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo.”, a ideia de que Deus é a cabeça (do grego: kephalé) de Cristo, tomando da ideia anterior, refere-se somente a ordem de “apresentação trina” das duas primeiras hipóstases, mas será que então não poderia valer para o homem, dado que a mesma expressão no original, usada para todas as personagens deste versículo? Poderia então o homem e a mulher ter uma participação na construção do Deus trino, juntamente com Jesus, e o Pai e o Espírito?
        Talvez o versículo anterior seja mais fácil de compreensão, vertido como na NTLH, assim: “Mas quero que entendam que Cristo tem autoridade sobre todo marido, que o marido tem autoridade sobre a esposa e que Deus tem autoridade sobre Cristo.”, veja esta é uma tradução trinitarista, mas verte a ideia de “cabeça” como “autoridade”, pode então, alguém exercer autoridade sobre outro, e ser igual à este?
        Ah, mas podemos pensar que a ideia de Deus neste verso, é a ideia do Deus trino formado por Cristo, onde Jesus é somente uma das três peças de Deus, juntamente com o Pai e o Espírito, logo, este Deus referido não é o mesmo Pai, apresentado anteriormente por Jesus, será mesmo?
        Veja que em Efésios 4:6 diz: “Um só Deus e Pai de todos, é sobre todos e por todos e em todos”, aqui a ideia de Deus é explicada como sendo “Deus e Pai”, não existe uma divisão ou ideia de tripartição de Deus, como contendo ou sendo formado pelo Pai, mas sim o Pai que é a ideia de Deus. Então, a ideia de que “o Pai é maior do que eu (Jesus) “, e que “Deus tem autoridade sobre Cristo “, é o mesmo que “Deus é maior do que Jesus”, e de que “o Pai tem autoridade sobre Cristo”, pois Deus (YHWH) é o Pai, assim como meu progenitor é meu Pai, possui um nome, profissão e me exerce autoridade.

        Quanto a João 3:32, a pré-existência de Jesus não está sendo discutida com o texto de Apocalipse 1:1, mas sim que Deus deu a Jesus a revelação, dado que em João 3:32, João, o batizador, falava do testemunho que Jesus estava dando, das coisas que ele viu e ouviu sim, do próprio Pai, mas no verso 34 (João 3:34), João afirma que “[…]aquele que Deus enviou, fala as palavras de Deus;[…]”, e este Jesus foi enviado por Deus (Gál 4:4).

        Espero sua resposta meu querido irmão, Deus abençoe você, e continue assim, procurando sempre defender a Deus na sua sinceridade.

        1. Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:

          (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
          *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!

          (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
          * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
          Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”

          (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..

          (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
          * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!

          Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!
          Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
          *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..

          Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.

          A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!

          Irmão de Jesus mas como?

          “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?

          ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”

          Mas porque somos então irmãos de Cristo?

          “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.

          LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????

          Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?

          ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)

          Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!

          ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..

          ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

          ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

          Outro ponto I

        2. Outro Ponto para concluirmos!

          – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
          (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

          (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
          Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

          Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

          (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
          Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
          Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

          (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

          (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
          Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

        3. Li tudo , mas no final não ficou claro se acredita que Jesus è Deus, ou só uma criação de Feus , o que eu não acredito , pois toda o conspecto bíblico me ensina . Concluindo com . O verbo ( Jesus) estava e eta Deus . Sem i verbo ( Jesus nada do que fou feito se fez . Portanto è o Criador . Pois só existe um Deus ( mas em funções distintas )

          1. Olá Jordi Neu, muito interessante seu comentário. Certamete, você é uma pessoa sincera, e com desejo de viver eternamente. De fato, fé e acreditações em diversas coisas e doutrinas, que não tenham fundamento na bíblia, não levam muito em conta lógica do raciocínio de nossas faculdades mentais, o que é o contrário da fé e adoração bíblica, bem explicitado pelo apostolo Paulo em Romanos 12:1 que diz: “Portanto, eu lhes suplico, irmãos, pelas compaixões de Deus, que apresentem o seu corpo como sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus, prestando assim um serviço sagrado com a sua faculdade de raciocínio.” (se ainda houver dúvidas, a palavra grega usada neste versículo para “faculdade de raciocínio”, é λογικὴν “logikós”, que pode ser traduzida literalmente como “lógica” no português).
            Eu sei que de determinado “ponto de vista”, adorar a Deus com raciocínio lógico pode parecer “difícil” e um “trabalho muito árduo”. Mas de fato, aqueles que amam a verdade e são sinceros sempre podem e farão uso de toda a escritura para compreender a verdade, umas vez que “vida eterna” é estar constantemente adquirindo conhecimento a respeito do único Deus verdadeiro (o pai de Jesus) e do seu filho, Jesus, que o próprio Deus enviou para nos salvar (Evangelho segundo João 17:3), e também que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça,”(2 Timóteo 3:16).
            Ainda, observe que Paulo fala para Timóteo que “[…] os escritos sagrados, que podem torná-lo sábio para a salvação por meio da fé em Cristo Jesus.”(2 Timóteo 3:15b).
            Ao ler a bíblia, em todo o seu contexto, não existe um único versículo que diga algo como: “Jesus é o Deus todo poderoso”, ou ainda que: “Jesus e seu pai são um Deus, mas em funções distintas”. Uma vez que nem mesmo a expressão “Deus Filho” aparece na bíblia, as demais ideias jamais apareceriam na palavra de Deus.
            Certamete com sua sinceridade, você observará os comentários já explicitados anteriormente, e poderá concluir que a doutrina pagã da trindade é contra as ideia da bíblia e tem procedência maligna. Além de ser uma mentira sagaz de satanás, ainda é assassina (recomendo a leitura do livro “História da Igreja cristã” de Robert Hastinqs Nichols, na página 177, o segundo parágrafro em expecífico) e causa uma grande confusão na mente das pessoas.
            Espero que faça proveito do comentário. Um abraço.

          2. Ainda, observe que a sua inferência lógica é uma falácia. Uma vez que Jesus estava com Deus e era esse mesmo Deus, então poderiamos tratar João 1:1 como “No princípio, era Jesus, e Jesus estava com Jesus, e Jesus era Jesus. 2 Ele [Jesus] estava no princípio com Jesus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele [Jesus], e sem ele [Jesus] nada do que foi feito se fez.”, mas isso vai contra até mesmo com a doutrina da trindade. Ainda, tão pouco unicismo (modalismo) é validado, uma vez que se existe apenas um Deus com Jesus e o pai fazendo parte desse Deus, então Jesus não pode ser meio de nada, uma vez que a expressão ” e sem ele”, dá ideia de que Jesus estaria no mínimo auxiliando outra pessoa, o que desmonta o modalismo. Ainda a idea de Jesus ser esse Deus citado por você em “O verbo ( Jesus) estava e era Deus”, então ou admite-se que Deus é o Pai somente, ou Jesus e o Pai são a mesma pessoa, mas percebe que existe um paradóxo nessa ideia? Ou chegamos à uma falácia mais uma vez (Jesus estava com Jesus e Jesus era Jesus), ou concluímos a verdade (Jesus estava com o Deus e Jesus era similar a esse Deus, mas não era o próprio Deus), assim corroborando com a ideia apresentada em Colossenses 1:15, em que Jesus é o primogênito da criação (o primeiro a ser criado somente por Deus, pois todas as outras coisas, fora ele mesmo, foram criadas por seu intermédio).
            Espero que faça proveito do raciocínio. Um abraço.

    2. Que simplicidade a sua . Jesus não tinha subido ainda ao céu , mesmo ressurrecto estava no mundo. Nada era oculto a Jesus , mas as revelações viriam em tempo certo . E Jesus voltará em toda adua gloria, quando todos seus inimigos forem colocados debaixo dos seus pés.
      Porque quando Tomé o adorou e disse tubes o meu Deus . Jesus não o repreendeu? Porque mesmo antes de ressuscitar . Jesus não te prendeu àqueles que de joelho no adoraram?

  4. Nunca tive duvidas a respeito disso, naquele momento era de grande avalia a primogenitura.o apóstolo Paulo ele engrandecem o Cristo e de forma temática para igreja do irmao de Paulo. Esse tema esta sendo analisado e debatido na igreja.

  5. Texto bonito e bem redigito mas com argumentos fracos e totalmente falhos, as passagens bíblicas informada para tentar sustentar a trindade, mais prova que ela não existe.

    So para nao se prolongar, um exemplo citado na matéria é Fp 2:5-11, mas fui ler e diz partes como:
    ‘Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus’ Ou seja, aqui vimos que são 2 pessoas diferentes e que Jesus não quis usurpar e ser igual ao pai dele.

    ‘Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;’ Ou seja, o pai o exaltou depois, ele nao tinha esse poder antes de ter cumprido o sacrificio na terra, o que mais uma vez prova que são pessoas diferentes.

    1. Maria do Socorro ferreira do Nascimento mariaSocorromariasocorromaria763@Gmail.com disse:

      Vcs fazem uma confusão danada em cima disso .quando afirmamos q Jesus é Deus igual ao pai ñ estamos dizendo q ele é a mesma pessoa do pai mas sim q ele tem tudo q pai tem. Ñ são a mesma pessoa mas tem a mesma divindade.

  6. João 1:18 – Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que ESTÁ no seio do Pai, esse p fez revelar.
    João 14: 9: Quem vê a mim, vê o Pai.
    E para elucidar apocalipse 1:1 – E aquilo que ele VIU e ouviu, isso testifica. João 3:32
    Deus abençoe

  7. Queremos entender da DIVINDADE, quando não entendemos o terreno, Cristo é tudo em todos, Jesus Deus, que uns acham que foi gerado, outros criado e outros que sempre existil.
    Só não podemos esquecer que a sabedoria e entendimento humano nos limitam a saber sobre a origem, pois criatura nunca entenderá a capacidade de gerar e criar antens da existência de Céus e terra.
    O que podemos compreender é o pós Gênesis com o pouco que é mensionado nas escritura, o que ocorreu antes só saberemos quando em Glória Ele nos revelar.

    Cristo é tudo em todos, pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas.

  8. Oi galera , tenho uma duvida por favor não deixe de me responder.
    Bom lá ne Gênesis fala que Deus criou Adão .. Então acredito que Adão foi seu primeiro filho. Porem todos nos sabemos que na passagem da bíblia diz que Deus enviou seu único filho JESUS para nos salvar e salvar o mundo. Mas a PERGUNTA é antes de criar Adão Jesus já existia ?
    Sera que Jesus é filho de Deus bem anres das criações . E adão foi criado porisso nao é considerado com o filho primogênito ?

    1. Olha, Line, antes de Adão ser criado, Jesus já existia e foi a primeira criação de Deus no céu e visto que Deus falou no com seu filho Jesus: ‘Façamos o homem a nossa semelhança’ isso mostra que Jesus foi criado primeiro por Deus

  9. Oi Line acredito que vc ler bem atentamente o texto do editor André Mousinho irá tirar suas dúvidas e irá entender que Jesus Cristo já existia antes de tudo como diz em no evangelho de João 1:1, e que ele é próprio Deus na sua essência representado na segunda Pessoa e que somente ele poderia e pode reconciliar (resgatar) homem para Deus novamente como diz no texto: 2 coríntios 5: 19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. Sabemos realmente que existe muitas dúvidas a palavra e sobre a trindade se Jesus é mesmo Deus e que pelo o projeto de Deus homem não poderia voltar a Deus novamente pelo sacrifício de uma criatura e sim somente através do Cordeiro Deus preparado antes da fundação do mundo. Uma experiência própria minha em relação a essas dúvidas que eu tinha e estava aflito e Deus me tocou para abrir a sua palavra e saiu o texto João 14:1 que diz: Não se turbe o vosso coração; crêdes em Deus crede também em mim. Ele já sabia das nossas dúvidas.

  10. O “novo testamento” até hoje confunde a todos e cria debates sem conclusão !
    Fizeram distorções no Tanah para adequá-lo ao novo testamento. Este também, cheio de acréscimos , desvirtuado do grego original… tudo confuso!! Creio na Bíblia hebraica, a verdadeira Escritura!

    1. Eu creio no Deus verdadeiro e em Jesus Cristo meu Senhor Salvador Redentor. E Seu nome será maravilhoso conselheiro Deus forte Pai da eternidade príncipe da Paz . Emanuel Deus conosco

  11. Jesus Cristo é o primogênito da criação, porque Ele realmente foi o primeiro a ser criado. Depois que Deus O criou, O encheu de toda a Sua Glória, por isso que Jesus Cristo é Deus, tendo sido feito Deus pelo próprio Deus. Sendo Filho de Deus, Jesus Cristo herdou de Deus a natureza divina no momento de sua concepção. É como nós que somos pais transferimos para os nossos filhos parte de nossa natureza. Jesus Cristo também, segundo escreveu o apóstolo Paulo também, é o primogênito do mortos, significando que Ele foi o primeiro a ressuscitar em um corpo glorificado, como os que morreram crendo em Cristo também vão ressuscitar, mas Jesus Cristo foi o primeiro.

  12. Para entendermos acerca da Palavra de Deus, é necessário um estudo bastante profundo dela. Somente o Espírito Santo pode nos dar uma interpretação verdadeira das Sagradas Escrituras e o tema abordado nesta página é muito polêmico, mas o Espírito Santo esclarece todas as coisas acerca da Palavra a quem Ele quer, porque Ele também é Deus.

  13. Olá gostaria que me explicasse esse versículo de hebreus 1:3a
    O filho é resplendor da gloria de Deus, a exata expressão do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa.

    Obrigada

  14. Achei o post muito valido e em meu entendimento, pelos proprios textos apresentados nos diferentes pontos de vista é simples.
    Verbo ja existia antes da criação.
    Verbo se fez carne “Jesus”.
    Jesus disse eu e o pai somos um.

    Verbo = Jesus = Deus

    E o Espirito Santo deixado por Jesus quem seria? Sera que tb já nao existia antes da criacao?

    Entao seria.
    Espirito Santo = Jesus

    Deus = Verbo = Jesus = Espirito Santo.

    Talvez nossa mente nao seja capaz de entender de fato antes da Criacao por que somos Criacao, embora tb semelhanca de Deus.

    Ser humano (Diferente de Deus).

    Logo, talvez nunca ou teriamos que evoluir muito nosso cerebro ao ponto de enteder do lado da logica da criacao.

    No meio da conversa surgiu um assunto sobre Adão e Eva o que muitos acreditam como sendo eixo da geracao.

    Adao e Eva = dois filhos (Caim e Abel)
    Um morreu de onde veio a população?

    Adao = Tipagem sanguinia A
    Eva = Tipagem sanguinia B
    Caim = Tipagem Sanguinia?

    De onde surgirão as demais tipagens?
    De onde apareceram os demais povos e racas? Dos macacos? Da Baleia?
    De onde Surgiu Abraao e Sara?

    Sera que de fato houve o Adao e Eva propriamente dito?

    Será que houve de fato apenas um Adao e uma Eva?

    Ao meu ver tem tantos assuntos muitos mais complexos para debater do que Jesus é Filho ou Deus.

    Algum de nos pelo menos abriu a boca e disse levanta-te morto e venha a vida? Será podemos nos julgar melhores do que Paulo, Pedro e tantos outros no decorrer da historia Crista até os tempos atuais que viveram em entrega profunda de vida pelo irmao?

    Ninguem tem amor maior do que aquele que da a vida pelo irmao e todo aquele que der de comer, beber, vestir, visitar, cuidar, ter paciencia….. Fez a vontade de meu Pai.

    Fazer a vontade do Pai quer dizer.

    Pai = Deus = Filho = Jesus.

    Será que precisa entender se Jesus é Deus, Pai, filho criado ou Proprio Deus encarna…. Para após esta passagem de vida se encontrar na eternidade?

    Será que precisamos tentar convencer alguem de que existe uma religião Santa ou perfeita e merecedora de ganhar a eternidade?

  15. Parabéns pela explicação! Infelizmente existe hoje uma grande ignorância quanto aos textos bíblicos e por conta dessa falta de compreensão das Escrituras a igreja evangélica (independente de placa) não se identifica com a Igreja de Cristo apresentada no Novo Testamento e Jesus Cristo, tem perdido sua proeminência. O que falta hoje em dia é a meditação na Palavra, existem passagens bíblicas cuja compreensão requer meditação. Criemos pois o hábito de meditar na Palavra de Deus, e temas simples como esse, não serão mais alvo de polêmicas. A aceitação ou não da divindade de Jesus Cristo remete à aceitação ou não do dogma da Trindade, que muitos defendem. A confusão aparece quando os que apenas leem a Bíblia sem meditar nos textos ali contidos, passam a considerar apenas os Jesus Cristo de carne e ossos, ou seja o homem, esquecendo-se de considerar a sua origem ( Leiamos João 1:1-3, pensem no Verbo como Palavra. Agora leiam Gênesis 1, vejam que tudo foi criado pelo Verbo ou seja pela Palavra de Deus – “E disse Deus …”. Voltemos agora para João 1 :14 > E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.) É simples meus caros, Jesus Cristo, o homem de carne e ossos, é o VERBO ENCARNADO (ou seja a Palavra ou de uma forma mais clara, a VOZ DE DEUS) O principal problema da humanidade é a falta de fé que acaba por segar o homem e é por essa ignorância (cegueira) que os falsos ensinamentos são aceitos como verdadeiros e muitos hoje não conseguem crer que Jesus Cristo é Deus, enquanto outros preferem acreditar é uma das três pessoas de Deus (dogma da trindade).
    Meditemos um pouco mais na Palavra de Deus e só assim, vamos ter uma compreensão clara e real do que está escrito na Bíblia.

  16. E o Eterno”Pai” por acaso seria tentado por satanás, o que a Bíblia diz; que ele não deve ser tentado.
    Ele iria orar se a si mesmo, pois Salvador se fosse o próprio Eterno, ele iria orar a si mesmo. No livro de apocalipse diz que ele recebeu poder.
    Diz que ele foi criado.
    Provérbios 30:4 qual é o nome do Pai e o nome do filho, se é que sabes.

    Livro de juízes diz que ele era dos tempos antigos, ele quem o filho. Agora eu pergunto o criador teve uma existência?, não claro que não teve.

    Isto sim é a verdade: para que tipo de homens”nações, línguas e povos” que cheguem a pleno conhecimento da verdade que a um só Criador”ETERNO” e um só mediador entre Eterno e os homens, que é Salvador ou YAUSHA, que vocês dizer ser jesus.
    Salvador é mediador, ele que irá nos levar para o Criador, porque criador não fala com nenhum homem diretamente.

    Acha que Criador ia humilhar se diante de homem e ser bofeteado na cara,. A Bíblia diz que todo pecado pode ser perdoado a todos aqueles que blasfemar contra o filho ou Salvador, mas quanto ao Pai ou Espírito Santo o pecado de tal pessoa não será perdoado. Novo testamento

    Olha no velho testamento! Todo aquele que blasfemava contra o Eterno era apedrejado ou os seus pecados não eram perdoado e portanto eram apedrejados.

    Cuidado quando vocês põem o filho no mesmo escalão com o Pai, porque o Pai a nenhum homem, nem os anjos os possam ver,.
    Quem esvaziou se lá no seu e veio a terra como homem é o Salvador, o filho e não o Pai.

    1. Vc precisa de Espírito Santo te convencer . Esta usando si a mente . Nossa mente é finita Deus é infinito , essas coisas nunca poderemos compreender. Paulo João foram inspiradora pelo Espírito Santo, as verdades que disseram não podemos compreender si não for pelo mesmo m dmi Espírito Santo . Jésus è Deus o verbo o logos a palavra de Deus . Muito minha palavra é minha e sou eu própria . Simples s assim . Is que querem blà bla não aceitam e aí conca confusão e contenta que separa as pessoas dentro da igreja de Cristo e já na era apostólica.

  17. os judeus sabiam que só Deus poderia perdoar pecados, mas Jesus afirmou: para que vocês saibam que o filho do homem tem poder para perdoar pecados lhe digo tome tua cama e anda…mateus 9: 1 a 8.

    Senhor tu me sondas e me conheces ( salmo 139).

    “Jesus conhecia a todos, sabia muito bem o que havia no homem” ( Joao 2:24,25)
    meus amigos, só Deus conhece o interior do homem.
    no que é verdadeiro estamos, isto é, Jesus cristo; este é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1joão 5:20).

  18. Gostei e fiquei bastante feliz! Que DEUS continue abençoando o seu autor para que tenha sempre como alvo a busca pela verdade bíblica, para o bem universal de todos os primogênitos através de JESUS CRISTO.

  19. O que o irmão dono deste texto precisa saber é que o princípio de todas as coisas não se iniciou como”haja luz” dito por Deus em genesis no capítulo primeiro. Ali em genesis é o princípio das coisas físicas, do universo físico, do homem, da terra, entretanto as coisas eternas também foram criadas bem antes das coisas físicas. Quando Paulo diz que Jesus é o primogênito de toda a criação está se referindo as duas criações, a das coisas espirituais e das materiais, ou seja, é necessário entender que Deus somente gerou ou criou a Jesus, todas as demais coisas tanto as espirituais eternas como as coisas físicas foram por Jesus criadas, pois Deus assim quis fosse; e por este motivo que Jesus é chamado de pai da eternidade em Isaías e é por isso também, por ter ele recebido poder de criação que eles é Deus, Jesus é Deus sobre tudo e todos, só não pode ser Deus do próprio Deus. Deus Pai é tão poderoso que ele pode criar outro Deus, ou melhor, conferir autoridade de Deus a quem ele bem quiser. A Moisés ele lhe disse que o tinha posto como Deus sobre o povo de Israel e Arão como seu profeta, e Moisés no nível de ser humano realizou estupendos milagres, sinais e maravilhas digno de um Deus. Agora vejamos, se Moisés pôde ser considerado como um Deus realizando milagres físicos, Jesus produzindo criações espirituais e eternas antes de ter vindo ao mundo, muito mais não seria também como um Deus ?
    É necessário entender que Deus não precisa de nada, nunca precisou de nada e de ninguém, por isso mesmo quando ele por seu favor imerecido resolveu conviver com mais alguém e coisas, criou alguém que fizesse tudo por ele, as espirituais e físicas: Jesus.
    Com isso Deus está dizendo a todos:
    Eu sou o que sou e não tenho carência de nada, e não preciso de nada e de ninguém.

  20. Outra prova incontestável sobre todo esse blá blá blá de Jesus não ter sido criado, é que Jesus morreu como todo o seu humano. Paulo nos diz que Jesus veio nascido de mulher e debaixo da lei humana, concordo plenamente com Paulo porque Jesus teve de viver e experimentar tudo ou toda a natureza humana, sendo assim, quando Jesus morreu ao se desligar do corpo humano a mente apaga perdendo-se assim a consciência, quando sua consciências voltou ele esteve ou no paraíso ou no inferno livrando os espíritos em prisões, a um Deus que nunca teve um princípio um início é impossível que isso aconteça, até se dormir um homem precisa de um estado de stand by pra voltar a acordar, mas para ressuscitar é perda total de consciência, só se ressuscita se por um poder absoluto que pode ir além de um sono. Jesus em lugar nenhum diz que ele auto-ressucitou a si mesmo, pelo contrário a Bíblia diz que Deus o ressuscitou. Agora uma frase pra pensar:
    A Bíblia diz que para Deus não há impossível, mas para Deus é impossível ele morrer ou auto aniquilar na existência ou seja perda total de sua consciência.
    Jesus disse de si mesmo: Eu sou o princípio, o alfa; Deus nunca teve um princípio ou início ele sempre esteve lá.

  21. “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” (1 Coríntios 8:6) Mas claro que este texto?
    – Quer dizer que Jesus quando ia ao monte orar Jesus orava para ele mesmo?
    – Jesus sempre falava e fazia o que o Pai mandava por isso Jesus disse que eu e o Pai somos um em :pensamentos e propósitos”.

    – Jesus ao responder aos discípulos sobre sua vinda o que respondeu Jesus:
    “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.” (Mateus 24:36 ) Se Jesus é o Deus Pai não sabia? Aqui Jesus se colocou em pé de igualdade aos anjos que também não sabia.

    – Jesus quando subiu aos céus sentou a destra do Pai porque não na cadeira do Pai?
    (Mateus 26:64) “Tu mesmo o declaraste”, afirmou-lhe Jesus. “Contudo, Eu revelo a todos vós: Chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-Poderoso, vindo sobre as nuvens do céu!”

    (João 14:26) E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,” .. Jesus ao subir aos Céus porque não disse que ele mesmo enviaria? Ele iria pedir a ele mesmo para enviar outro Consolador.

    (Mateus 6:9) a oração intitulada “Pai Nosso” porque Jesus disse “Pai Nosso” se ele estava na terra?

    1. Jesus estava ensinando como se deve orar, por isso ele falou, “portanto orareis assim: “Pai nosso que está nos céus….[ ]

    2. Lamentável seus argumentos pra duvidar da dinvidade de Jesus Cristo, vc tá parecendo os Judeus fanáticos que viviam querendo apedrejar o Senhor….mas vcs para crê em Jesus Cristo terão que passar pela grande tribulação, conforme está nos evangelho.

  22. Parabéns meu irmão André pela aula, me abriu um leque com essa explanação, achei lindo e inteligente seu post, que Deus abençoe sua vida cada vez mas,
    Grande abraço.

  23. para quem gosta de live de jogos e games no geral tenho
    certeza que a live da tvnino vai ser opção para toda galera
    do mundo dos games.Se você curte jogos com certeza te
    indico a live da tvnino. Parabéns pelo seu site, é um grande
    prazer participar e conhecer seu projeto.Grande abraço

    1. Jesus sempre afirmou ser o filho de Deus, em João 5, VS 19, entende que o filho sem o pai nada faz…ou seja ,o pai é um o filho é outro, mas os dois se amam e tornam-se um pela graça do Espírito Santo de Deus.

  24. Jesus sempre existiu “Alma” seu corpo foi criado, o primogênito de toda criação, a imagem perfeita. Jesus é Deus, muito boa a explicação do irmão.

  25. Uma conversa sobre a Bíblia — Jesus é Deus?

    AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ gostam de conversar sobre a Bíblia com as pessoas. Você gostaria de saber mais a respeito de algum assunto bíblico? Existe alguma crença ou costume religioso das Testemunhas de Jeová que o deixa intrigado? Em caso afirmativo, fique à vontade para falar sobre isso na próxima vez que encontrá-las. Elas terão prazer em conversar com você sobre esses assuntos.

    Leia a seguir uma típica conversa que uma Testemunha de Jeová pode ter com um morador. Imaginemos que Carla bateu na casa de uma mulher chamada Sílvia.

    É verdade que vocês não acreditam em Jesus?

    Sílvia: O pastor da minha igreja diz que as Testemunhas de Jeová não acreditam em Jesus. Isso é verdade?

    Carla: Eu posso lhe garantir que nós acreditamos em Jesus. Tanto é que, para nós, ter fé em Jesus é vital para a salvação.

    Sílvia: É mesmo? Eu também acredito nisso.

    Carla: Que bom! Então, nós temos algo em comum. Ah, eu me chamo Carla, e você?

    Sílvia: Sílvia.

    Carla: Muito prazer, Sílvia. Então, você talvez se pergunte por que as pessoas dizem que as Testemunhas de Jeová não acreditam em Jesus quando, na verdade, nós acreditamos.

    Sílvia: É, agora eu fiquei curiosa.

    Carla: Então eu vou tentar explicar de forma breve. Nós temos muita fé em Jesus, mas não acreditamos em tudo o que dizem sobre ele.

    Sílvia: Como assim?

    Carla: Por exemplo. Alguns dizem que Jesus foi apenas um homem bom, mas nós não concordamos com isso.

    Sílvia: Eu também não.

    Carla: Que bom! Outro ponto que temos em comum. As Testemunhas de Jeová também não apoiam ensinos que contradizem o que o próprio Jesus disse sobre sua relação com Seu Pai.

    Sílvia: O que você quer dizer?

    Carla: Muitas religiões ensinam que Jesus é Deus. Você mesma talvez tenha aprendido isso, não é?

    Sílvia: É, o pastor diz que Deus e Jesus são a mesma pessoa.

    Carla: Certo, mas não concorda que o melhor modo de aprender a verdade sobre Jesus é examinando o que ele disse sobre si mesmo?

    Sílvia: Sim, acho que esse é o melhor modo.

    O que Jesus disse?

    Carla: Vamos ver um texto na Bíblia que ajuda a esclarecer esse assunto. Veja o que está escrito aqui em João 6:38. Jesus disse: “Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” Você não acha que isso não faria sentido se Jesus fosse Deus?

    Sílvia: Como assim?

    Carla: Veja bem: Jesus disse que não veio à Terra para fazer a sua própria vontade.

    Sílvia: É verdade, ele disse que veio para fazer a vontade Daquele que o enviou.

    Carla: Mas se Jesus é Deus, quem o enviou do céu? E por que Jesus se esforçou em fazer a vontade Daquele que o enviou?

    Sílvia: Ah, estou entendendo o que você quer dizer. Mas não sei bem se esse texto prova que Jesus não é Deus.

    Carla: Bom, então vamos ver o que Jesus disse em outra ocasião. Ele falou algo parecido no próximo capítulo de João. Você poderia ler para nós João 7:16?

    Sílvia: Claro! “Jesus, por sua vez, respondeu-lhes e disse: ‘O que eu ensino não é meu, mas pertence àquele que me enviou.’”

    Carla: Obrigada, Sílvia. De acordo com esse texto, será que Jesus ensinava suas próprias ideias?

    Sílvia: Não, ele disse que seu ensino pertencia Àquele que o tinha enviado.

    Carla: Isso mesmo! Então nesse caso, quem enviou Jesus? E quem lhe transmitiu as verdades que ele ensinou? Essa Pessoa não seria maior do que Jesus? Afinal, quem envia é maior do que a pessoa enviada, não é?

    Sílvia: É, . . . realmente. Achei isso bem interessante. Eu nunca tinha lido esse texto.

    Carla: Vamos ver também as palavras de Jesus em João 14:28: “Ouvistes que eu vos disse: Vou embora e venho de volta a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que vou embora para o Pai, porque o Pai é maior do que eu.” Com base nesse texto, como você acha que Jesus encarava a si mesmo em relação ao Seu Pai?

    Sílvia: Bom, ele disse que o Pai era maior do que ele. Então, eu acho que ele encarava Deus como superior a ele.

    Carla: Exatamente! Vamos ver ainda outro exemplo. Veja o que Jesus falou a seus discípulos em Mateus 28:18: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.” Será que Jesus disse que sempre possuiu toda a autoridade?

    Sílvia: Não, ele disse que essa autoridade tinha sido dada a ele.

    Carla: Mas, se Jesus é Deus, como alguém poderia lhe dar mais autoridade? E quem lhe deu essa autoridade?

    Sílvia: Hum, preciso pensar mais sobre isso.

    Com quem ele estava falando?

    Carla: Existe ainda outra coisa, Sílvia, que não faria sentido se Jesus realmente fosse Deus.

    Sílvia: O quê?

    Carla: É o relato sobre o batismo dele. Está em Lucas 3:21, 22. Você poderia ler, por favor?

    Sílvia: “Então, quando todo o povo fora batizado, Jesus também foi batizado, e, enquanto orava, abriu-se o céu e desceu sobre ele o espírito santo, em forma corpórea, semelhante a uma pomba, e uma voz saiu do céu: ‘Tu és meu Filho, o amado; eu te tenho aprovado.’”

    Carla: Percebeu o que Jesus estava fazendo quando foi batizado?

    Sílvia: Ele estava orando.

    Carla: Isso mesmo. Então surge a pergunta: ‘Se Jesus é Deus, a quem ele estava orando?’

    Sílvia: Isso eu não sei. Vou ter de perguntar ao pastor.

    Carla: Ainda há outro detalhe que podemos analisar nesse relato. Depois de Jesus sair da água, alguém falou do céu. Você notou o que esse Alguém disse?

    Sílvia: Ele disse que Jesus era Seu Filho, que o amava e que o aprovava.

    Carla: Muito bem! Mas se Jesus é Deus, quem disse aquelas palavras do céu?

    Sílvia: É, eu nunca tinha pensado nisso.

    Por que “Pai” e “Filho”?

    Carla: Ainda podemos ver outro ponto, Sílvia: Lemos na Bíblia que Jesus se referia a Deus como seu Pai celestial. E, quando Jesus foi batizado, uma voz do céu disse que ele era Seu Filho. O próprio Jesus dizia especificamente que era Filho de Deus. Então, tenho uma pergunta relacionada com isso: se você quisesse me ensinar que duas pessoas são iguais, que parentesco você usaria?

    Sílvia: Ah, não sei. Dois irmãos?

    Carla: Exatamente! Talvez até gêmeos idênticos, não é verdade? Mas Jesus se referiu a Deus como o Pai e a ele mesmo como o Filho. Então, o que você acha que Jesus estava ensinando?

    Sílvia: Entendi aonde você quer chegar. Jesus estava dizendo que uma dessas pessoas era mais velha e tinha mais autoridade.

    Carla: Isso mesmo! Pense no seguinte: Você pensou numa boa ilustração para explicar igualdade, não é? De irmãos ou de gêmeos. Agora, se Jesus realmente fosse Deus, você não acha que ele, que é o Grande Instrutor, teria usado a mesma comparação, ou uma ainda melhor?

    Sílvia: Com certeza!

    Carla: Mas ele usou as palavras “Pai” e “Filho” para descrever sua relação com Deus.

    Sílvia: É, . . . é verdade. Isso que você falou é muito interessante.

  26. Pelo amor de Deus.Parem de crer em um Deus de três cabeças.Isto não existe.Deus não é Deus de confusão.

  27. Puro malabarismo! Filho é filho. Primogênito é primogênito. Princípio é princípio. A verdade sempre estará acima daquilo que o homem atribuiu como pilar da fé e que teve origem no paganismo e na igreja católica.

  28. Sim, a palavra trindade não é bíblica, mais é um termo para explicar melhor o conceito. Disse um grande teólogo: “tente entender a trindade e perderá a cabeça, tente nega-la e perderá a alma”

  29. Muitas pessoas pensam que Jesus existiu apartir do ventre de Maria , quando ela estava grávida, em Belém (só que não e) João 1.1-3 nos mostra que ele existiu antes de todas as coisas , em forma de verbo ( trindade – pai , filho, espírito Santo)

  30. Há duas posições distintas nesse debate:

    1° Jesus é Deus e é eterno.
    2° Jesus foi criado por Deus.

    Somente uma das posições está correta!

    A pergunta é:
    Se eu considerar Jesus como Deus e eterno e estiver errado quanto a essa posição… Ele realmente foi criado por Deus…

    Se eu considerar Jesus como um ser criado por Deus e estiver errado quanto a essa posição… Ele realmente é Deus e é eterno…

    Qual das duas posições considerando que esteja errada vai desagradar mais a Deus?

  31. Há duas posições distintas nesse debate:

    1° Jesus é Deus e é eterno.
    2° Jesus foi criado por Deus.

    Somente uma das posições está correta!

    A pergunta é:
    Se eu considerar Jesus como Deus e eterno e estiver errado quanto a essa afirmação… Ele realmente foi criado por Deus…

    Se eu considerar Jesus como um ser criado por Deus e estiver errado quanto a essa afirmação… Ele realmente é Deus e é eterno…

    Qual das duas afirmações levando em consideração de que esteja errada irá desagradar mais a Deus?

  32. O Estudo “A Palavra estava em Deus” teve uma origem, muito, interessante. Há mais de 20 anos recebi no portão de minha casa duas Testemunhas de Jeová. Conversamos sobre a Bíblia e entrou a questão de ser Jesus Cristo o próprio Deus. Como consegui deixá-las sem respostas, chamaram o que seriam os supervisores, ou chefe da região. Conversamos um pouco e resolvemos marcar um estudo na casa dele, eu iria lá. Marcamos para um sabado com diferença de 30 dias, e ele me presenteou com o livreto: DEVE-SE CRER NA TRINDADE? Fui para casa, e após duas semanas de estudo, lendo diversos livros, artigos e comentários acerca daqueles que defendem a Trindade, cheguei a seguinte conclusão: entrei numa fria muito grande. Então resolvi ficar com a Bíblia e fui em João 10:30 “Eu e o Pai Somos Um”, e lembrei de Eva ter saído de Adão. Cheguei a conclusão lógica que para Jesus ser um com Deus, teria que ter saído D´Ele. Porém, meus olhos estavam como Saulo, com escamas e não conseguia entender. Então orei a Deus e coloquei a dúvida: De onde teria saído Jesus, ao passo que Eva saiu da costela de Adão. Alguns dias após, ao ir para o trabalho ao pisar no primeiro degrau do ônibus ouvi um voz por detrás de mim que disse: QUEM SOU EU? Confesso que levei um susto e olhei para trás, mas como não havia ninguém, percebi que era a voz de Deus. Então respondi: A Palavra de Deus! Logo em seguida a voz fez outra pergunta: E PALAVRA SAÍ DE ONDE? Na hora eu respondi: Da Boca de quem a profere!
    Após esse acontecimento, foi possível terminar o Estudo. No sabádo fui ao encontro com o responsável pela Testemunhas de Jeová no meu bairro. Contei para ele a história de Jacó com todos os pormenores existentes, e ele concordou contudo, e não tinha como não ser. Somente mostrei o que estava em Genesis. Só que depois mudei o personagem e coloquei Jesus Cristo ao invés de Jacó, as duas histórias são identícas. O que era para ser 04 sabados de estudo, se resumiu aquele dia, nunca mais ele quiz me ver e afirmou que o credo dele era o LIVRETO e ponto.

    1. Jesus disse que o pai é maior que ele, fica na tua ignorância mas Jeová é maior que Jesus, Jesus adora a Jeová foi isso que ele disse para o diabo, essa voz que você escutou foi o próprio diabo tentando e parece conseguindo te enganar

    2. Jesus disse que o pai é maior que ele, fica na tua ignorância mas Jeová é maior que Jesus, Jesus adora a Jeová foi isso que ele disse para o diabo, essa voz que você escutou foi o próprio diabo tentando e parece conseguindo te enganar
      E mais Jesus é o arcanjo Miguel lá no céu

  33. A explicação é simples: Como exemplo: Tenha que a Luz foi a primeira criação de Deus. Pois bem, quem criou a luz? Deus, pois proferiu a ordem : HAJA LUZ! Mas quem criou a Luz? Jesus Cristo, ou seja, Sua Palavra. Então todas as coisas foram feitas por intermédio da Palavra que é Jesus Cristo. E como entender o primogenito de toda criação; É simples:

    DEUS ———–> HAJA LUZ ————> E HOUVE LUZ

    Para que a primeira criação viesse a existência a PALAVRA [JESUS CRISTO] precisou ser proferida primeiro.

  34. Jesus disse pesquisar as escrituras diariamente vocês estão pesquisando muito de vocês chamam o filho e o pai de mentiroso Se Jesus é mesmo Deus no rio Jordão quando ele foi batizado quem falou do céu o próprio Deus que estava sendo batizado Jesus vão comer a escritura e pare de falar tolice

Deixe um comentário