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5 Solas da Reforma Protestante 5 Solas da Reforma Protestante

5 Solas da Reforma Protestante: entenda quais são os Solas e a sua importância


10 minutos para ler

No dia 31 de outubro de 1517 Martinho Lutero enviou as suas 95 teses para o Arcebispo de Maiz dando início a um dos eventos mais importantes da história da Igreja: a Reforma Protestante.

Lutero que era um monge da Igreja Católica, se levantou após notar que os dogmas da Instituição na época eram opostos aos ensinamentos bíblicos.

A Reforma então marca um movimento focado em trazer a centralidade bíblica de volta para a Igreja. 

De todas as novas proposições teológicas que os cristãos protestantes adotaram em oposição a Igreja Católica, 5 pilares foram destacados como a essência da reforma.

Essas doutrinas se popularizaram como os 5 Solas da Reforma Protestante. Neste conteúdo vamos entender o que são e quais são os Solas.

O que são os 5 Solas

Os 5 Solas da Reforma Protestante são proposições teológicas que sintetizam os principais pensamentos dos reformadores. Os Solas são os principais pontos de oposição da Teologia Reformada contra os ensinos da Igreja Católica.

Todos eles são frases no Latim e o termo “Sola” significa “somente”. Assim temos os 5 Solas da Reforma, são eles:

  • Sola Scriptura = Somente a Escritura 
  • Solus Christus = Somente Cristo
  • Sola Gratia = Só a Graça
  • Sola Fide = Só a Fé
  • Soli Deo Gloria = Somente a Deus a Glória

Apesar de serem os grandes pilares da Reforma, os termos não surgiram naquela época, mas vieram de teólogos e estudiosos posteriores. 

Embora não se saiba exatamente quando surgiram, de fato quando analisamos os pensamentos dos reformadores, são eles os principais que nortearam a Reforma e se opuseram aos ensinamentos Católicos.

Vamos entender então o que cada um desses Solas significa.

Sola Scriptura 

Reafirmamos a Escritura inerrante, como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado. 

Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação. 

A institucionalização da Igreja católica, decorrente à queda do Império Romano, enraizou o ensinamento da revelação continuada, que equiparava a soberania eclesial às escrituras. 

Os reformadores, em contrapartida, rejeitaram a autoridade divina do papa e a confiança exclusiva nas tradições sagradas. 

Logo, repeliram qualquer forma de contradição à bíblia, para que retornasse a seu lugar central como regra única de e prática. 

Analisando a Bíblia como um todo, é evidente que as escrituras apresentam-se como sendo a revelação de Deus e, de tal forma, a autoridade suprema no que diz respeito a doutrinas, hábitos cotidianos e decisões pessoais

A vontade de Deus é expressa por intermédio da Lei, inicialmente confiada a Moisés e transmitida ao povo acampado no Sinai. 

No decorrer do Antigo Testamento, juízes, profetas e reis clamavam um retorno à Palavra de Deus e ao consequente reavivamento espiritual acarretado pela obediência. 

Se o próprio Jesus citava as Escrituras como base para suas ações, por que deveria ser diferente com os cristãos modernos?  

Em virtude da Reforma, da invenção da prensa e do trabalho de homens como Lutero, a Bíblia foi traduzida do latim para o alemão, francês e inglês, dentre outros idiomas, viabilizando assim seu acesso ao alcance popular.  

Para saber mais sobre este Sola, confira o nosso conteúdo completo sobre o Sola Scriptura.

Solus Christus  

Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai. 

Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada. 

As tradições da igreja medieval inferiam que a obra de Cristo, sozinha, não era suficiente para a salvação. 

Como resultado, eram apresentados centenas de mediadores, a começar de Maria, dos demais santos e da autoridade absolutista do papa, que conciliariam o contato entre leigos e Deus. 

Todavia, os reformadores salientaram o papel de Jesus como sumo sacerdote, que intercede em favor da humanidade perante o Pai. 

Nesse sentido, o eixo do cristianismo gira em torno da pessoa de Jesus, destacando assim seu papel na salvação.

Em virtude de sua encarnação, o Messias consumou o mais exímio sacrifico, ao residir e padecer na Terra como Deus e homem, simultaneamente. Desse modo, é o justo e único mediador, expiador e redentor dos perdidos.  

Visto que somente Cristo é o verdadeiro e perfeito mediador, toda a raça humana se equipara diante do Senhor, igualmente perversa e destituída da graça. 

Sob o mesmo ponto de vista, todo protestante também tem capacidade de julgar segundo as escrituras, e de rejeitar todo ensino contraditório, praticando assim o sacerdócio universal, sistematizado por Lutero.  

Sola Gratia 

Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual. 

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada. 

A partir do século XI, a comercialização da fé cristã foi intensificada pelo papado, mediante as procissões, peregrinações e indulgências. 

Tal prática prometia amenizar ou extinguir o tempo de penitência dos devotos no purgatório. 

Contudo, ao enfatizar o ensino do sola gratia, os reformadores pretendiam refutar o parecer comum de que a salvação dava-se pela obra de Cristo somada à obra meritória dos homens. 

Ao entender o estado de miséria humana diante de Deus, compreende-se que não há nada que se possa fazer para conquistar o favor divino. 

Trata-se da doutrina da depravação total, em que o homem não regenerado é absolutamente escravo do pecado e, como consequência, totalmente inapto de exercer sua própria vontade livremente para salvar-se. 

O homem é salvo porque é incapaz de obter a salvação por si mesmo. No entanto, a humanidade sempre se sentiu desconfortável em saber que sua redenção depende exclusivamente de Deus, que a concede graciosamente, não por mérito. 

Desse modo, a verdadeira expressão da fé cristã sobreleva a graça como base e razão da salvação.  

Sola Fide 

Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus. 

Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja, mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima. 

Ao redescobrir e autentificar que “o justo vive pela fé”, o frade Martinho Lutero desmentiu um grande dogma da igreja católica, que trazia o homem como colaborador e cooperador de sua salvação. 

Logo, favoreceu o fundamento de que ninguém é salvo pelas obras que pratica, mas sim pela obra de Deus, por intermédio de seu filho. Portanto, pode-se proclamar que a salvação é recebida mediante a fé

Compreende-se que “fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem.” (Hebreus 11:1). 

Trata-se da decisão humana em receber de Deus capacidade sobrenatural, através do novo nascimento, de modo a reconhecer sua insuficiência de justiça e a obra de Cristo na salvação.   

Jesus cumpriu perfeitamente a lei para que, ao comprovar-se justo, entregasse sua justiça aos homens, que por meio da fé, se apropriam dela. 

Assim sendo, para apropriar-se da oferta de reconciliação com Deus, basta reconhecer que a salvação é um presente gratuito para todos que o aceitarem, em conformidade com a doutrina da justificação pela graça, mediante a fé. 

Soli Deo Gloria 

Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente. 

Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho. 

O Catecismo Maior de Westminister, redigido em 1648 na Inglaterra, averiguou que “o fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre”, ratificando assim a ênfase reformadora de que o sentido da vida não se resume à existência humana.   

Deus criou o homem de tal maneira que seu propósito principal convirja à adoração e o louvor a Ele. Como consequência, jamais poderia reduzir sua vida à outra coisa, que não a grandiosidade do Senhor.  

No entanto, a natureza pecaminosa da raça humana conduz ao mal e a tentativa de outorgar para si a glória divina, cometendo então um lapso análogo ao de satanás.  

Deus não reparte os méritos da salvação ou de sua glória. Ainda sim, convida seus filhos a juntarem-se com a criação para exalta-lo, adorá-lo e dedicar todo seu viver à glorificação do Altíssimo.

Igreja reformada, sempre se reformando

Vimos quais são os 5 Solas da Reforma Protestante. Eles são não somente a base da Reforma, mas devem ser as bases do nosso cristianismo.

Devemos nos voltar aos Solas e repensar se vivemos um cristianismo centrado nas Escrituras e naquilo que elas nos revelam.

O lema da Reforma era “Igreja reformada, sempre se reformando”, a reforma deve ser constante. 

Devemos sempre nos voltar às escrituras e certificar que o nosso cristianismo está centrado na boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Para você, qual o Sola mais impactou a sua Fé e te trouxe à centralidade do Evangelho? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

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206 Comentários em “5 Solas da Reforma Protestante: entenda quais são os Solas e a sua importância

    1. Gostei muito do artigo “5 Solas da Reforma Protestante”, e gostaria de pedir permissão para usá-lo em nossa igreja (Igreja Batista Quemuel no Mantiqueira – BH), em nossa reflexão sobre o Dia da Reforma. Citaremos a fonte, autoria e o site. Atenciosamente. Em Cristo. Obrigado.

  1. Hey there! I’m at work browsing your blog from my new iphone 4!
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  2. Linda explicação. O somente as escrituras e somente a graça sempre me impacta. Somente os 5 somente. ♥️

  3. Para mim as 5 solas são fundamentais. Mas a mais profunda e prioritária para a vida de um cristão e de uma congregação é a somente DEUS a ELE a Glória.
    Parabéns ótima explanação dos fundamentos para a salvação.

  4. Os intermédios, e tudo que está fora da Bíblia não presta,e o que dizer d fé e razão,e os feitos de homens de fé.

  5. Vários dedicaram a vida pra que pudessêmos conhecer a verdade sobre Jesus Cristo e seu sacrifício, que possâmos manter firme a fé, até que o próprio Jesus venha nos buscar.

  6. Shalom… Texto bem objetivo e prático.
    Parabéns. A que mais me impacta, ou diria me preocupa, seria “SOLO DEO GLORIA”. Vivemos tempos em que os cultos têm se tornado cada vez mais um show pirotécnico, igrejas quase se transformam em boates na hora do louvor e seguir modinhas (como igrejas pintadas de preto) se tornam o centro das atenções no intuito de preservar e angariar mais fiéis. Isso para mim é muito preocupante. Não sou contra as festas entre os cristãos, mas culto não é festa… é culto.

  7. Gostaria de entender onde é expressada a SOMENTE a Escritura. Claro que Ela contém a Palavra que é Jesus (Jo 1), mas sempre me dão II Tm 3,16 como justificativa, mas lá não exprime o SOMENTE.

    Outra dúvida minha é o Sola Fidei, pois em Tg 2, 14-28 diz que a fé sem obras é morta. Como explicar SOMENTE a fé se Tiago diz que A FÉ SEM OBRAS É MORTA?

    Paz e bem!

    1. Oi, creio que o “somente” não seja algo obrigatório de estar escrito mas que o “Somente as Escrituras” signifique que a Bíblia é o único manual divinamente inspirado por Deus para a vida cristã, que nenhum outro livro deve se sobrepor a ela, que em meio a tantos livros usados no meio cristão, sendo escrito por pessoas conhecedoras da palavra e firmes em um relacionamento com Pai ou não nunca estarão ao lado ou acima desse livro sagrado. Sobre o segundo ponto, devemos sim praticar boas obras, afinal somos seguidores de Cristo certo, mas não podemos cair no erro de achar que somente pelas obras seremos salvos mas sim pela fé em Cristo Jesus como único e suficiente salvador, como a manifestação de Deus na Terra, a fé é o princípio para nossa jornada nessa caminhada com Deus, é através dela, desse primeiro passo, que decidimos segui-lo, conhecê-lo, viver com Ele, e é através dessa nova vida com Jesus que faremos ainda mais boas obras, agora não só para ajudar pessoas mas com o objetivo de glorificar a Deus. Então devemos ter as Sagradas Escrituras como base, e único manual para nossas vidas e a fé como meio de nossa salvação, ao invés de atribuirmos as obras no lugar da fé.

    2. Oi, creio que o “somente” não seja algo obrigatório de estar escrito mas que o “Somente as Escrituras” signifique que a Bíblia é o único manual divinamente inspirado por Deus para a vida cristã, que nenhum outro livro deve se sobrepor a ela, que em meio a tantos livros usados no meio cristão, sendo escrito por pessoas conhecedoras da palavra e firmes em um relacionamento com Pai ou não nunca estarão ao lado ou acima desse livro sagrado. Sobre o segundo ponto, devemos sim praticar boas obras, afinal somos seguidores de Cristo certo, mas não podemos cair no erro de achar que somente pelas obras seremos salvos mas sim pela fé em Cristo Jesus como único e suficiente salvador, como a manifestação de Deus na Terra, a fé é o princípio para nossa jornada nessa caminhada com Deus, é através dela, desse primeiro passo, que decidimos segui-lo, conhecê-lo, viver com Ele, e é através dessa nova vida com Jesus que faremos ainda mais boas obras, agora não só para ajudar pessoas mas com o objetivo de glorificar a Deus. Então devemos ter as Sagradas Escrituras como base, e único manual para nossas vidas e a fé como meio de nossa salvação, ao invés de atribuirmos as obras no lugar da fé.

  8. Texto maravilhoso esclarecedor vou ministrar uma aula p minhas crianças domingo na igreja e vlou adptar paea idade deles 2/3 anos onbrigada

  9. Muito bom o texto. Bastante esclarecedor. Muito obrigado. Que Deus continue te usando e abençoando grandemente sua vida em nome de Jesus Cristo

  10. Todos os solas são impactantes, porém, o sola Escritura eu acho que é o mais impactantes pelo fato de ser a palavra de Deus a nossa única regra de fé e prática.

    2 Timóteo 3:16-17 Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
    Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

    2 Pedro 1:20-2 Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
    Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo.

    1. “se a Bíblia é o único manual divinamente inspirado por Deus, então jogue ela no lixo”
      Não entendi sua colocação “então jogue ela no lixo” Ela, a Bíblia ou essa palavra da escritora desse artigo?

    1. Magnífico. Foi uma autêntica aula de teologia. Quanto a mim…
      – Somente Cristo, porque Ele é o SENHOR!
      – Somente a Escritura, porque é esta que testifica dEle;
      – Somente a Graça, porque dEle vem;
      – Somente a Fé, porque é por ela que estamos ancorados a Ele;
      – Somente a DEUS a glória, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas!

  11. Onde está a Sola Scriptura na Bíblia?
    Os protestantes não são contra o latim? Pq está tudo em latim e não em alemão?
    Lutero não tinha um grande respeito por Nossa Senhora?

  12. Na reforma do protestantismo abriu precedentes para diversas interpretação da sagrada escritura assim fes com que o povo de Deus ficasse vulnerável pois unidos venceram muitas provas muitas guerras . Em coríntios capítulo 12 vemos que a sim diversidade de dons mas para serem usados para o bem comum da comunidade. Nos separando e nos vemos como inimigos somos como ovelhas desgarrada fácil presa . Antes da reforma éramos uma só fé tínhamos não só um mas três Pilares da nossa fé !!! A sagrada escritura,a sagrada tradição e o sagrado magistério. Os quais nos estruturava e nos mantinha em união como vemos em atos dos apóstolos 2,45_47 era uma armonia encantadora . Hoje vejo e estou aprendendo amar cada vez mais a igreja católica por causa disso!! Temos sim diversidade de dons mas somos um, tem sim diversidade de interpretação mas somos um, temos sim opiniões diferentes mas somos um por isso temos várias pastorais para que todos possam servir e saciar o anseio de querer fazer algo na igreja eu por exemplo me identifico muito com os movimentos pentecostal principalmente da assembleia e da Batista porque faço parte do movimento da renovação carismática católica que é a mesma igreja Católica . Acho que esta na hora de fazermos o caminho reverso e encontrarmos a fé genuína e verdade novamente em união para não descobrir que o que aprendeu estava errado!!! Um bom dia a todos e que a paz do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco a semana toda

  13. 18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

    19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

    Toda mudança na igreja foi permitida por Deus. Visto que o que “ligar ou desligar” pelos sucessores de Pedro está dentro da Ordem. Fora da igreja instituída por Cristo, por meio da Pedra-Pedro que tem as chaves do céu, não há igreja verdadeira. (Penso eu, católica que sou)

    Lutero fez promessa a “Santa Anna” de entrar no convento caso não morresse pelo raio que o atingiu quando estava a caminho da universidade em 02/07/1505.

    Maria, a Virgem Santíssima, intercede por nós junto a Jesus, assim como Santa Anna intercedeu por Lutero.

    Abraço fraterno a todos.

  14. Leitura riquíssima!! Seria muito bom um App nesse estilo e com leituras inspiras nas escrituras com devocional diário 🙏🏽

  15. As pessoas precisam seriamente buscar a compreensão das escrituras, orar à Deus pedindo ajuda afim de ficarem livres de pessoas mal intencionadas, mercadores da fé, nossa regra de fé são as escrituras sagradas que testificam de Jesus Cristo e da sua obra salvadora e é por meio das escrituras que somos orientados por Deus no que podemos e no que não devemos fazer, toda pessoa que realmente desejada ter uma comunhão com Deus deve ser ouvinte e praticante dos ensinamentos bíblicos e Jesus é o nosso maior modelo em todos os aspectos, se alguém sente dificuldade em seguir a Cristo, é só pedir ajuda a Ele, ter um relacionamento verdadeiro com Deus, e algo que digo seja sempre sincero diante dEle, pois ele sabe de tudo, aja como Davi rasgue o seu coração diante dEle, exponha suas fraquezas, suas inseguranças, seus medos, suas frustrações, seus anseios, suas dificuldades, seus problemas, suas necessidades, você pode falar tudo com Ele

  16. Essas são referências bíblicas para serem entendidas
    Somente as escrituras
    II Tim. 3:16-17
    João 5:37-47
    Somente Cristo
    Êxodo 20:4-6
    I Tim. 2:3-6
    Somente à graça
    Efe.2:8-10
    Tito 3:3-8
    Somente à fé
    Heb. 10:38
    Rom. 1:17
    Somente à Deus a glória
    Sal. 113:4
    Sal. 29:1-2
    Apo. 5:13

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